quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Teste de diabete movimenta paço municipal

Funcionários e público em geral também se submeteram a outros exames

     Quase 200 pessoas se submeteram aos exames para verificação do nível de glicemia e da pressão arterial, realizados quinta-feira (17), na Prefeitura de Praia Grande. O evento, que marcou o Dia Mundial de Combate ao Diabete, ainda contou com um diagnóstico completo para verificação do índice de massa corpórea, por meio de um aparelho de bioimpedância. O equipamento avalia a quantidade de gordura, massa muscular e água no corpo.
     Os testes tinham como objetivo contemplar funcionários públicos municipais, mas quem estivesse no Paço para passar pelos guichês de atendimento ao público também pôde fazer os exames. O advogado Itamar Pereira dos Reis, assessor jurídico da Secretaria de Urbanismo (Seurb), foi um dos atendidos pelas equipes de saúde. “Foi uma iniciativa muito boa porque podemos obter uma informação importante sobre nosso quadro de saúde”, disse.
     Mesmo já tendo feito o exame de glicemia recentemente, o advogado quis saber como andava sua pressão arterial e as demais condições físicas, que não registrou dados preocupantes. Já o chefe de Departamento de Gestão de Pessoal, Ronaldo Ferreira de Alcântara, recebeu recomendações para as alterações nos níveis de açúcar no sangue e na pressão. “Já venho me submetendo a tratamento e emagreci mais de quatro quilos em 15 dias. Os exames demonstraram que é preciso cuidar mais da saúde”, comentou.
     O público mais jovem estava interessado em saber o resultado de seu desempenho físico em academias, se precisam se exercitar mais ou se apresentam condições físicas ideais. Fabiana Nascimento, do setor de Contribuição de Melhorias, estava na fila para conhecer seu índice de massa corpórea. “Acho que preciso malhar mais, mas vamos ver o que o teste vai dizer, porque nos demais exames está tudo bem”, afirmou.
     Aline Pereira, do setor de Receita Imobiliárias, também tinha a mesma curiosidade: saber seus níveis de gordura, água e músculo. “Comigo está tudo bem, mas muitas pessoas podem pensar como eu e não saber se precisam cuidar melhor da saúde. Achei essa ideia muito importante porque para fazer um exame assim muitas vezes demora, mesmo para quem tem plano de saúde”, destacou.
     Após fazer o check-up, todos receberam uma caderneta da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), com orientação e avaliação nutricional. De acordo com a nutricionista especializada em Segurança Alimentar, Maria Cristina de Sousa Freitas, além dos dados como altura, glicemia e massa corpórea, o material aponta se a pessoa está abaixo ou acima do peso. “A cartilha dá ainda importante dicas de alimentação e sugestões para uma vida saudável como beber pelo menos oito copos de água por dia, reduzir o sal nas refeições e praticar atividade física regularmente”, frisou.
     Conforme a enfermeira da Divisão de Atenção Básica da Sesap, Bruna Renó, as aferições da pressão arterial e da glicemia podem ser feitas nas unidades básicas de saúde. Segundo ela, os funcionários públicos que não conseguiram fazer os exames terão outra oportunidade nos próximos dias. “Estamos planejando realizar ações como esta com maior frequência, atingindo outros grupos como os idosos. Esta será uma forma de prevenir doenças e incentivar as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida”, considerou.
     A ação contra a diabete foi realizada em conjunto com os departamentos de Vigilância e Assistência em Saúde, incluindo estagiários do setor de Nutrição da Sesap e da Escola de Enfermagem Fênix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário