quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conheça o dia a dia da Guarda Ambiental

Seu objetivo principal é salvar animais silvestres e proteger o meio ambiente
A data de 5 de junho de 2009 não poderia ser melhor. O dia do meio ambiente foi escolhido para a criação do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande. O objetivo diário dos profissionais é atender ocorrências e resgatar animais silvestres, com o apoio do Ibama/Cetas para identificação e cuidado. Fazer o patrulhamento de áreas de preservação ambiental para que não haja invasões, também está dentro das atribuições. No ano de 2011 o Grupamento registrou 39,8 ocorrências por mês, contando com o apoio da Secretaria de Urbanismo (Seurb) em dados relacionados a contenções de invasões.
Para ter maior afinidade com a natureza, o inspetor do Grupamento, Fábio Marques, diz que junto com os guardas fizeram dois cursos, com a UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) e a Fundação Florestal para a capacitação na identificação da flora na região, primeiros socorros, cartografia e utilização de bússolas e GPs. O outro curso foi instruir nas identificações e manejo com os animais silvestres em parceria com o Ibama.
A Guarda Ambiental é composta por sete guardas. Marques relata a importância que o grupamento tem atualmente para Cidade nos assuntos relacionados a preservação ambiental.
“Ainda temos muito a fazer, mas os números apontam o sucesso da atividade. A intenção agora é aumentar o nosso efetivo e equipamentos. Já estamos adquirindo embarcação específica para darmos continuidade ao patrulhamento pela preservação da vegetação, que teve início neste ano. A Administração Municipal acreditou tanto no nosso trabalho que isso é motivo de orgulho para nós. Somos felizes e gratos por termos a possibilidade de prestamos serviços à população. Agradecemos também o apoio do comando da Guarda Civil Municipal”, disse o inspetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário