segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Conheça o trabalho da Romo em PG

Fiscalizar, zelar pelos bens públicos e patrimônio da Cidade esse é seu objetivo
Fiscalizar, zelar pelos bens públicos e patrimônio da Cidade é o objetivo da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, mas a equipe do Grupamento Romo (Ronda Ostensiva de Motocicleta) se destaca pela agilidade e competência no trânsito, já que os GCMs trababalham sob duas rodas.
O Grupamento realiza patrulhamentos diários e participa de operações Força-Tarefa. Com suas características conquistou um espaço na corporação. O Romo é composto por um Inspetor Operacional, Reginaldo Lima e cinco guardas, que se utilizam de dez motocicletas da marca Honda, modelo Tornado 250.
O inspetor Reginaldo Lima explica como funciona a rotina dos guardas que compõem o Grupamento Romo. “Nos dias atuais, o crescimento da frota veicular no Município é um fator real e para melhor atender a população os integrantes também realizam a fiscalização e orientação de trânsito na Cidade. Nas férias escolares é bem visível o grande número de crianças, adolescentes e até adultos empinando pipas, alguns se utilizando de linhas com cerol, o que é proibido e perigoso, principalmente para motociclistas. Por isso intensificamos o patrulhamento nas vias de maior movimentação de veículos, a fim de coibir o uso desse tipo de produto”.
Ele comenta que a equipe realiza também, quando solicitada, a escolta de autoridades e artistas que durante o verão se apresentam no projeto O Show do Verão é Você, além de eventos esportivos, como a meia maratona de Praia Grande e o circuito de ciclismo, que acontece com bastante freqüência na cidade.
Criado em 14 de dezembro de 2001, grupamento Romo passa por capacitação constante. Os integrantes fizeram treinamento no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) em Indaiatuba, interior de São Paulo, aprimorando a pilotagem defensiva. “Na questão do patrulhamento operacional, o grupamento teve o apoio da Policia Militar com os seus instrutores do pelotão Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas). Neste treinamento o GCM aprende a lidar com situações extremas em cima da motocicleta, que vai de uma abordagem a uma pilotagem de emergência. Lembramos que no treinamento o guarda pode errar uma manobra ou uma frenagem de emergência, mas no cotidiano qualquer deslize pode provocar a queda, sendo que os braços e as pernas são alvos fáceis para uma contusão”, disse o responsável pelo grupamento.
O patrulhamento POP (Patrulhamento Orientado para o Problema) é realizado pela equipe nos bairros da Cidade, atendendo às denúncias dos munícipes e os estudos que a GCM faz nos bairros. O patrulhamento POP alcançou vários resultados positivos, que vão de um patrulhamento preventivo até a detenção do autor de um delito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário