Mais de 360 veículos estão
cadastrados para o último período de festejos
O segundo e
último período dos festejos de Iemanjá em Praia Grande, que
será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, deve reunir cerca de 20 mil
pessoas. Até agora, mais de 360 veículos se cadastraram, e a previsão é que as
areias do bairro Ocian recebam cerca de 700 tendas de instituições que vêm à
Praia Grande prestar suas homenagens à Rainha do Mar.
“Como o
número de visitantes previsto para o Município é bem maior em relação ao
primeiro período, ampliamos o espaço destinado ao evento, que será de 3.500
metros: 1500 metros
a mais em relação ao primeiro fim-de-semana do evento”, destaca o chefe da
Coordenadoria de Eventos e Turismo da Sectur, Aristides Faria. “A expectativa
é que, mais uma vez, tudo ocorra com tranqüilidade e sem grandes incidentes, já
que mais uma vez contaremos com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil
Municipal”, finaliza.
Neste ano, o
evento conta com cerca de 40 banheiros químicos ao longo do trecho, além de 24
pontos de água e 38 de pontos de energia elétrica.
O Posto de
Informações (PIT) da Sectur funcionará como um centro de comando, para garantir
que todas as entidades estejam em suas áreas previamente designadas, e com a
documentação em dia. Para
garantir estrutura adequada para o evento, a Prefeitura oferece às entidades
religiosas envolvidas todo o equipamento de sonorização necessário para a
abertura oficial dos festejos, que deve contar com cânticos religiosos e
oferendas. Um palanque também será montado em frente à estátua de Iemanjá, para
as apresentações necessárias.
Trânsito -
Durante todo o período de festejos, das 8 horas de sábado (10) às 19 horas de
domingo (11), a Avenida Presidente Castelo Branco ficará interditada, da altura
da Rua Afonso Chaves até a Rua 1º de Janeiro, sendo a via livre de acesso à
praia mais próxima a Rua 31 de março.
Trajeto - Os
veículos cadastrados passarão pelo posto de validação situado na Rua José
Borges Neto, no Paço Municipal, Bairro Mirim, e deixarão seus passageiros na
orla da praia, em frente à área destinada aos seus grupos, seguindo para o
estacionamento no Espaço Alvorada, no bairro Quietude. Veículos cadastrados
para os festejos que forem surpreendidos trafegando vazios pelo Município serão
apreendidos.
Segurança -
Para garantir a segurança dos participantes, o Município conta com um efetivo
da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. A dica é evitar levar crianças ao
evento, mas caso seja inevitável, o ideal é mantê-las com identificação
visível, com nome do responsável e telefone de contato. As pulseiras serão
entregues nos postos de validação e comando, além dos postos 7 e 9, do Corpo de
Bombeiros.
Menores que
se perderem dos pais serão encaminhados à Escola Municipal Oswaldo Justo, na
Rua 1º de Janeiro, 987, Bairro Mirim. Ali serão recebidas por atendentes de
educação e serventes da Secretaria de Educação (Seduc), que se encarregarão da
higienização e alimentação. Uma área de descanso, com colchões e roupas de
cama, será montada no local para que possam repousar. Para retirar as crianças,
os responsáveis devem se dirigir ao local com documentos de identificação
próprios e dos menores.
Inscrições -
As inscrições para os dois períodos do evento encerraram-se no dia 18 de
novembro, diferente do que acontecia até o ano passado, quando instituições
podiam se inscrever até o último dia útil antes dos festejos. “Neste ano,
utilizamos outra logística para as inscrições, usando de boletos bancários para
o pagamento. Assim, conseguimos garantir um processo mais fácil para os
participantes, visto que a presença de um representante da entidade não foi necessária”,
pontua Aristides, lembrando que todo o dinheiro arrecadado com as taxas do
evento são destinados ao FUNDAC (Fundo de Assistência à Cultura) de Praia
Grande.
A Sectur funciona na
área administrativa do Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva,
1.600, Bairro Boqueirão (em frente à Rotatória A Tribuna). Outras informações
podem ser obtidas na Coordenadoria de Eventos, telefone 3496-5716, ou ainda
pelo e-mail sectur8i@praiagrande.sp.gov.br.
Caros amigos,
ResponderExcluirSou Aristides Faria, Coordenador de Turismo e Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo.
Por erro de nossa assessoria de imprensa meu nome foi publicado equivocadamente como "Aristides Fonseca".
Gostaria de verificar a possibilidade de correção para que possamos compor nosso clipping a contento.
Um cordial abraço,
Aristides Faria
Coordenador de Turismo e Eventos