quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PG participa de campanha para uso de sacolas reutilizáveis

Assinatura de termo de cooperação será na quinta-feira (1), às 8 horas
Na quinta-feira (1), às 8 horas, o prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, assinará termo de cooperação da Cidade na campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). O objetivo da ação é incentivar o uso de sacolas reutilizáveis no comércio. O evento será realizado na sede da Associação Comercial de Praia Grande (Rua Espírito Santo, 782, Bairro Boqueirão). Mais informações sobre o projeto no site www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br.
O prefeito praiagrandense explicou a importância da ação. “A utilização indiscriminada de sacolas causa diversos danos ao meio ambiente. O material, quando descartado em locais incorretos, pode provocar o entupimento de bueiros, causar enchente, poluir rios e praias. Além disso, pode causar a morte de animais marinhos, que ingerem estes resíduos”, afirmou.
Ainda de acordo com Roberto Francisco, Praia Grande já possui regulamentação específica sobre o assunto. “Este ano criamos a lei municipal 1556/11 que estabelece critérios para a coleta e substituição das sacolas ou sacos plásticos nos estabelecimentos comerciais da Cidade. De acordo com a lei, a partir do ano que vem, os estabelecimentos comerciais que ainda não estiverem utilizando sacolas reutilizáveis ou biodegradáveis serão autuados, podendo sofrer desde multa até a cassação do alvará de funcionamento”, explicou.
Baixada Santista - Segundo levantamento feito pela APAS, a Baixada Santista consome mensalmente 114 milhões de sacolas descartáveis (425 toneladas) e 1,3 bilhão de sacolas por ano, que levam centenas de anos para se decompor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário