sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Risco de lesão por água-viva é iminente

Alerta é feito pelo SAMU em função de casos já notificados em praias da região
O chefe de Seção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 – Regional Litoral Sul, Gerson Claudino, faz um alerta a banhistas para possíveis lesões por água-viva em Praia Grande. Conforme informações obtidas junto a outros municípios, ocorrências assim já teriam sido notificadas e a preocupação é que a maré traga as espécies para as praias locais, como já ocorreu na Cidade.
O enfermeiro responsável pelo serviço no Município orienta os frequentadores das praias a ficarem atentos e buscarem ajuda de guarda-vidas para suspeitas de presença dos animais marinhos. “Recomenda-se não entrar pânico e deve-se evitar a permanência na água caso se confirme a presença de água-viva. Se houver alguma ocorrência, basta ligar para o 192 e faremos o atendimento”, disse.
Mas, por enquanto, esta não é a causa que motiva a mobilização de ambulâncias nos socorros de urgência. Segundo Claudino, em menos de um mês da implantação do SAMU, foram registrados 2.600 atendimentos, boa parte na faixa de areia da praia. Alimentação inadequada, maus súbitos por exposição demasiada ao sol e ao calor, além do excesso de ingestão de álcool estão entre os casos que demandaram muitos dos auxílios médicos.
Acidentes de trânsito envolvendo atropelamentos, quedas de motocicleta e colisões são outros problemas crescentes, representando mais de 20% dos atendimentos pelo SAMU. “A imprudência é a principal causa das ocorrências. Motociclistas que andam pelos corredores são alguns exemplos”, destacou.
O SAMU funciona em três bases estratégicas, nos bairros Guilhermina, Quietude e Samambaia com um plantão diário com 32 profissionais. Ao todo, 10 ambulâncias, sendo cinco do SAMU e quatro comuns, mais duas UTIS, fazem parte da frota de atendimento para os socorros médicos.
As bases operacionais, denominadas Regionais Descentralizadas, ficam nos seguintes endereços: Avenida Presidente Kennedy, 1.491 (fundos do Cemas), com entrada pela Rua Jatobá, no bairro Guilhermina; Avenida Ministro Marcos Freire, s/n (fundos do PS Quietude); Avenida Estados Unidos s/n (local provisório, até a inauguração do UPA, no Samambaia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário