terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Seurb faz mais de 130 demolições em 2011

Trabalho resultou na recuperação de 15 áreas públicas
Em 2011, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seurb) intensificou as ações para conter a invasão de espaços públicos e de preservação permanente existentes em Praia Grande. Ao longo do ano, por exemplo, foram realizadas 138 demolições de barracos e 36 retiradas de cercas, além da apreensão de 8 caminhões. As ações surtiram efeito a ponto de, no mesmo período, 15 áreas públicas serem recuperadas.
As áreas que exercem maior cuidado ficam nos bairros: Ribeirópolis, Melvi, Princesa, Imperador, Solemar, Andaraguá, Quietude, Antártica (loteamentos Maxland e Vila São Jorge), Vila Sônia (Jardim Marília), Canto do Forte e Sítio do Campo (Tude Bastos). “Esses locais são geralmente escolhidos por serem de difícil acesso ou visão, o que aumenta a probabilidade de ocorrências de invasão”, ressaltou o chefe da Seção de Fiscalização de Contenção de Invasão da Seurb, Marcos Roberto de Macedo.
Devido os finais de semana (sábado e domingo) serem os dias preferidos para a realização de invasões de áreas públicas e de preservação permanente, a Seurb monta um cronograma onde os fiscais ficam de plantão para tentar coibir as ocupações. “Contamos ainda com o apoio da Guarda Civil Ambiental, que nos auxilia muito neste trabalho”, completou o chefe de Seção.
Não apenas a Guarda Ambiental pode ajudar na vistoria das áreas, a população também tem como auxiliar neste processo. “O apoio dos moradores é fundamental. Quem quiser pode nos ligar e denunciar quando presenciar uma apropriação indevida de determinada área. Isso facilita para que consigamos diagnosticar novos locais que sofram com essa prática”, completou Macedo. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3496-2296 (de segunda a sexta) e 199 (aos finais de semana).
Outros serviços – Além da fiscalização para coibir a entrada em áreas públicas e de preservação permanente, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente realiza outras ações. Em 2011, a Seurb registrou 743 casos de notificações de obstrução de calçadas e vias públicas e a colocação indevida de lixo em terrenos.
A Seurb também realiza o trabalho administrativo, com atendimento aos contribuintes no guichê e via telefone. Nestes casos, a procura é para verificar se a localização de seus imóveis estão em área pública e se podem efetuar melhorias no local. Efetua-se ainda a elaboração de relatórios das atividades fiscais, registro fotográfico das situações constatadas e outras atividades que compete ao expediente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário