sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Videomonitoramento é destaque no noticiário nacional

Coibição de abusos de turistas é pauta nos principais jornais do País

O trabalho da Central de Videomonitoramento como apoio junto às polícias Militar e Municipal no combate aos abusos de turistas durante a temporada de verão foi um dos principais temas do noticiário nacional nos últimos dias. Com destaque para as imagens geradas pela Central, as matérias destacaram o trabalho conjunto das polícias na manutenção da ordem pública.
Desde que foi implantada, em 2002, a Central de Videomonitoramento tem se mostrado uma ferramenta fundamental no combate à criminalidade e um auxílio importante às policias Militar e Civil, que são responsáveis pelo policiamento preventivo ostensivo, aponta o comandante da Guarda Civil Municipal Marco Alves dos Santos. O sistema, pioneiro na região, e um dos mais completos e com maior número de câmeras do País, é frequentemente apontado como modelo para outros Municípios interessados em implantar projetos semelhantes.
Dessa vez, foi a atuação da Central de Videomonitoramento como ferramenta de auxílio no combate a ocorrências de perturbação da ordem e mau uso do espaço público, que aumentam em até 20% durante a temporada de verão, que chamou a atenção da imprensa. Em dois dias, a central foi destaque no jornal noturno da REDE TV! - matéria disponível no link http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52,15,239308,jornalismo,redetv-news,ferias-no-litoral-paulista-nem-sempre-significam-descanso) e da Rede Record (http://noticias.r7.com/videos/mulheres-de-lingerie-se-exibem-nas-ruas-da-praia-grande-litoral-sul-de-sao-paulo/idmedia/4f0384c83d14e0465d32c672.html ).
Números demonstram a eficiência da Central de Videomonitoramento de Praia Grande, que é responsável pela diminuição de 95% dos casos de vandalismo contra prédios públicos municipais, e conta com 1.530 câmeras instaladas estrategicamente em diversas áreas da Cidade, incluindo áreas comercial, orla da praia e de preservação ambiental.
De 2003 a junho de 2011, a Central de Monitoramento teve participação no auxílio a 15.796 ocorrências, sendo 833 flagrantes, ou seja, ocorrências crime. Foi também pela atuação da Central que foram realizadas 1075 prisões, 170 apreensões de menores e 102 apreensões de armas.
De janeiro a junho de 2011 foram realizadas 112 prisões - média de uma prisão a cada dois dias - e 159 flagrantes. Dezenove menores foram apreendidos por delitos contra o patrimônio público ou outros flagrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário