quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Abertura do Curso Antidrogas reúne 300 pessoas

Evento ocorre até sexta-feira (17) no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim  

Cerca de 300 pessoas participaram da abertura do Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas, que ocorreu na segunda-feira (13), no Auditório Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, nº 50, Bairro Mirim ao lado do Paço Municipal). O evento vai até a próxima sexta-feira (17), no mesmo local, com palestras das 19 às 23 horas.
“O curso é de vital importância para que as pessoas adquiram maior conhecimento sobre o assunto. Desta forma, os pais terão capacidade para dialogar com os filhos. A prevenção funciona como principal caminho para combater este mal. Válido destacar que todos os segmentos da sociedade estão envolvidos neste evento”, comentou o vice-prefeito e secretário municipal de Assuntos Metropolitanos.
A palestra inaugural ficou a cargo do delegado da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) pertencente ao Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), Reinaldo Correa.
Durante a palestra, Correa abordou temas relacionados ao consumo de drogas. Destaque para técnicas de prevenção, legislação, comunidades terapêuticas, tratamentos e métodos, abordagens contra drogas no ambiente de trabalho, além de seus efeitos no cérebro.
“O trabalho de enfrentamento deve contar com profissionais capacitados. O apoio da família também é de fundamental importância. Os pais não devem ameaçar. Com amor, você consegue recuperar os filhos. Este processo é lento e requer muita força de vontade”, disse o palestrante.
Público - O curso tem como público alvo profissionais de áreas como saúde, educação, serviço social, esporte, cultura e outros que possam disseminar o conhecimento adquirido para o maior número possível de pessoas. Participam também membros de comunidades terapêuticas, grupos de apoio e entidades sociais que compõem o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), além de Conselheiros Tutelares, líderes comunitários, religiosos, pais e sociedade civil.
Todos participantes passaram por seleção prévia. Os alunos com que atingirem mais de 80% de freqüência nas aulas terão direito ao certificado. O curso terá novas etapas em 2012. As datas e locais ainda não estão definidas.

Confira programação do curso em Praia Grande:

Terça-feira (14)
Palestrantes:
Laércio Rezende – Legislação sobre drogas
Márcio Rodrigues – A responsabilidade dos pais com os filhos

Quarta-feira (15)
Palestrante:
Regina Ribeiro Neves – Prevenção ao uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho

Quinta-feira (16)
Palestrante:
Tatiana Grutila Mourinõ – Drogas: mecanismos de ação e reação no organismo

Sexta-feira (17)
Palestrante:
Alexandre Prado Avilez – Alicerce de apoio e resistências ao uso nocivo de drogas nas escolas; Métodos de abordagens preventivas para jovens e adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário