terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Acessibilidade é destaque na reurbanização da Avenida Kennedy

Secretaria de Obras Públicas e Habitação (Seop) está responsável pelo serviço
A reurbanização da Avenida Presidente Kennedy tem como um dos destaques em seu projeto e execução da obra questões voltadas à acessibilidade. Conceitos e materiais que favorecem os portadores de necessidades especiais foram utilizados. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado. De acordo com cronograma da Secretaria de Obras Públicas e Habitação (Seop), responsável pela ação, os serviços serão entregues à população até final de 2012.
O projeto global prevê a reurbanização de aproximadamente 12 km da Avenida Presidente Kennedy, entre os bairros Mirim e Solemar. O investimento total será de R$ 53 milhões. A Prefeitura já entregou à população trecho entre os bairros Boqueirão e Mirim, com total de 8.760 metros trabalhados. Cerca de R$ 26 milhões foram investidos.
“Em todos os projetos desenvolvidos pela Prefeitura, os itens que garantem a acessibilidade aos portadores de deficiência são obrigatórios. Por isso que Praia Grande já é referência, neste item, no Estado de São Paulo”, frisou o secretário de Obras Públicas e Habitação.
As calçadas estão ganhando nova cobertura de bloquetes intertravados de concreto, nas cores cinza e marrom. Também estão sendo instalados piso podotátil, rampas e guias rebaixadas, além de equipamentos telefônicos para atender aos portadores de necessidades especiais.
Referência - Antes mesmo do Decreto-Lei 5.296, de dezembro de 2004, que detalha como a acessibilidade deve ser colocada em prática nos municípios, Praia Grande já vinha tomando os devidos cuidados para adaptar seus pontos turísticos.
Um dos pontos de destaque por atender as especificações do decreto-lei é a Praça da Paz. O local conta com sete esculturas gigantes de aço carbono e ferro representando personalidades históricas que lutaram pela paz: Sérgio Vieira de Mello, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela. As obras, de autoria de Gilmar Pinna, pesam até 30 toneladas e atingem 10 metros de altura.
A área tem calçada no entorno e passarelas para facilitar o acesso às obras. Moradores e turistas fazem visitas interativas, passando sobre um espelho d’água.
Outro espaço é a Avenida Costa e Silva. Com a obra de revitalização, a via, um dos principais corredores comerciais, ganhou piso adaptado para portadores de deficiência visual. Fotos do local também estarão expostas na feira.
Obra - As pistas da Avenida Presidente Kennedy serão alargadas para 7 metros e recapeadas. Ao longo do leito carroçável terá também bolsões para ônibus e estacionamento de veículos (de 30 a 40 metros de extensão, comportando de seis a oito veículos). A via ganhará nova sinalização horizontal e vertical, e os semáforos serão sincronizados para melhorar a fluência do trânsito.
A ciclovia, com 3 metros de largura, será interligada ao sistema cicloviário já existente na Avenida Roberto de Almeida Vinhas. No trecho que vai da Rotatória a Tribuna até a Rua Mococa, a ciclovia segue paralela à pista, já que o trecho não atendeu às especificações técnicas para a implantação na área central. A partir dessa rua a pista exclusiva para os ciclistas passa para o canteiro central, que é o padrão utilizado em toda a via. Tem como divisórias defensas e floreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário