segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Complexo Irmã Dulce investe no incentivo ao aleitamento

Especialista treina equipes para que hospital ganhe certificação da UNICEF

O Complexo de Saúde Irmã Dulce vem investindo cada vez mais no incentivo ao aleitamento materno, buscando com isso a certificação do Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF. O título do Fundo das Nações Unidas pela Infância tem como objetivo mobilizar estabelecimentos de saúde a combaterem o desmame precoce. Para isso, a Fundação do ABC (FUABC), que administra o Irmã Dulce, está trazendo para o hospital uma especialista no assunto.

Com quase 20 anos de experiência na área de lactação materna e projetos relacionados à redução de mortalidade infantil, a médica pediatra Marisa da Matta Aprile assumiu o cargo de assistente técnico da Pediatria do Complexo de Saúde. Será seu empenho criar estratégias para o cumprimento de requisitos de incentivo ao aleitamento materno visando, inclusive, não dar alimento ao recém-nascido além do leite da mãe, exceto por indicação clínica.

A sensibilização das equipes do atendimento materno-infantil do hospital e do Pronto-Socorro Central se dará, inicialmente, por meio da apresentação de dados científicos que comprovam os benefícios da amamentação, em reunião a ser realizada no próximo dia 16. “É preciso um esforço conjunto para promover o aleitamento, mesmo em bebês na UTI, ajudando-os a treinar a sucção sempre que possível” frisou a pediatra.

Para a diretora técnica do Irmã Dulce, Maria Alice Tavares da Silva, a presença de um especialista possibilitará a criação de novas normas e rotinas dos serviços, além de ampliar a orientação dos profissionais com palestras e cursos. “Os novos conhecimentos serão úteis para que o hospital alcance a certificação do Unicef. Para nós, essa chancela é muito importante”, salientou.

UNICEF - A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário