sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dia da Beleza muda rotina na Maternidade do Irmã Dulce

Mães internadas na unidade tiveram sessões de maquiagem e ganharam batons

Mães internadas na Maternidade do Complexo de Saúde Irmã Dulce foram surpreendidas, na última quinta-feira (9), por sessões de maquiagem, que alegraram e levantaram o astral das pacientes. Além de ficar mais bonita, cada uma das mães ganhou um batom como brinde. O “Dia da Beleza” foi promovido pela Comissão de Humanização do hospital.

A iniciativa foi realizada em parceria com a loja Água de Cheiro, do Litoral Plaza Shopping. Para a gerente do estabelecimento, Kelly Cardoso Silva, a ação teve como finalidade mudar o ambiente de fragilidade e levantar a autoestima das mães. “Achei que esse dia especial revelou a beleza delas e agradou os maridos. Foi bem descontraído”, disse a gerente, que contou com a ajuda dos vendedores da loja Leopoldo Alves e Nara Beatriz Orfano.

A coordenadora de Enfermagem da Maternidade e Centro Obstétrico, Janete de Carvalho Lopes, considerou a ideia positiva. “O organismo da mulher leva um tempo para se recuperar após o parto. Apesar de estar num momento feliz, ela pode sentir cansaço e até depressão, e essa sessão de maquiagem foi uma forma do hospital oferecer um carinho, levantar a autoestima e estimular o resgate da feminilidade”, observou.

Um dia após o nascimento da filha Anne Caroline, Noelia Rosa da Silva Bento, 33 anos, se sentiu melhor com o novo visual. “É tudo de bom depois de um parto. A gente ainda está acamada, com dor e a maquiagem ajuda a se sentir bem. A mulher cuida sempre dos outros e esquece de si própria”, comentou.

Surpresa também ficou a paciente Franciane Aparecida de Souza Santana, 31 anos, mãe de Alice, nascida havia dois dias. “Legal, gostei, é bem diferente, a primeira vez que vi maquiagem em hospital”.

Mãe de Derick, com dois dias de vida, Rosângela Alves Amorim, 29 anos, também aprovou a transformação. “É gostoso, deu uma renovada porque a gente fica tão cansada, desconfortável”, considerou.

Beleza – Conforme a coordenadora da Comissão de Humanização, Nádia Regina Almeida Manzon, o “Dia da Beleza” nasce como um projeto para elevar a autoestima das pacientes internadas no Irmã Dulce, muitas carentes, já que o atendimento é todo pelo SUS. “A internação é uma fase difícil para o paciente, quando ele precisa enfrentar a dor, o medo e situações complicadas, como o afastamento do lar, do trabalho, da sua rotina de vida. A comissão tenta reduzir esse impacto negativo com estas ações”, destacou.

Gerenciado pela Fundação do ABC (FUABC), o complexo é composto pelo Hospital Municipal e Pronto-Socorro Central. Localizada no térreo do hospital, a Maternidade possui 26 leitos, além da estrutura do Centro Obstétrico. São 13 quartos com alojamento conjunto - em que as mães permanecem junto aos seus bebês -, dotados de sanitários e tevês de plasma. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que atende recém-nascidos com problemas de saúde, fica anexo, facilitando a presença constante das mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário