quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Judoca de PG treina na França

Tawany Gianelo é a atual campeã mundial sub-17

        A judoca de Praia Grande Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza Shopping), 16 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), está treinando com a seleção brasileira sub-20, em Paris, na França. Ela fica no continente europeu até este domingo (5) e trabalha ao lado de judocas alemães, franceses e japoneses.


        “É uma iniciativa da Confederação Brasileira para dar ritmo de luta internacional para os jovens atletas”, afirmou o técnico praiagrandense Carlos Leonardo Borges da Silva. “A Tawany teve um 2011 espetacular e agora está sendo observada com carinho pelos treinadores da seleção brasileira. Tenho certeza que ela vai fazer parte da seleção adulta do Brasil nos próximos anos”.






Currículo – Tawany nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. É filha de Tatiana Mabel e Cristiano Dantas. Começou a praticar judô na escolinha da Prefeitura Municipal, através do Programa SuperEscola. Torcedora do São Paulo Futebol Clube, é fã da judoca campeã pan-americana de 2007 Danielle Zangrando.


        Em agosto do ano passado, na cidade de Kiev, na Ucrânia, a judoca de Praia Grande sagrou-se campeã mundial juvenil (16 e 17 anos), feito inédito na história do esporte local. Foi a única medalha de ouro do Brasil na competição. Na estreia, Tawany derrotou a búlgara Anastasiya Hatoukina por ippon (o golpe perfeito do judô). Na segunda luta, superou a ucraniana Ivanna Stytsun por yuko. Na semifinal do certame, ganhou da italiana Marion Huber por yuko. Na decisão, em apenas 20 segundos, venceu a romena Rut Saron Barna por ippon.


Antes, já havia vencido o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu sub-17). Não suficiente, em novembro, em Mogi das Cruzes, a jovem atleta tornou-se a mais nova da história de Praia Grande a conquistar medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, competição adulta. Em setembro, em Santiago, no Chile, sagrou-se campeã pan-americana.


       Campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapa do circuito europeu, mundial; e ainda, paulista, brasileira, sul-americana escolar e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com o currículo completo, a judoca de Praia entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário