quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PG adquire pulverizador para combate a dengue

Único na região, equipamento será usado em ferrovelhos, potenciais criadouros
    Para intensificar o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) adquiriu um equipamento pulverizador, específico para ferrovelhos e empresas de reciclagem de lixo. Os locais são os que mais costumam funcionar como criadouros do inseto, por acumularem água em áreas de difícil acesso. Em Praia Grande, existem quase 100 estabelecimentos desse tipo, que serão alvos das aplicações.
    A Cidade é a única da região a possuir o aparelho, que foi testado, nesta quarta-feira (8), por agentes de Combate a Endemias, da Divisão de Controle de Zoonoses da Sesap. O equipamento utiliza água misturada ao larvicida Fenitrotion, cuja capacidade de ação é de até três meses, dependendo das condições meteorológicas. O produto fica armazenado em um reservatório e, de uma caminhonete, é bombeado por uma mangueira medindo 25 metros.
    De acordo com a chefe da Divisão, Maria Fernanda Gonçalves, a eficiência está no alcance do produto, já que o método convencional (bomba portátil carregada nas costas do aplicador), tem um limite de ação. “Além de expor demais o aplicador, o produto não chega a pontos muito altos como nos casos de pilhas de sucatas e materiais recicláveis, que acumulam muita água”, destacou. Com a pressão, o larvicida atinge até três metros de distância.
    A preocupação da Sesap é com a alta densidade larvária, registrada recentemente não somente em alguns bairros da Cidade, mas em toda a Baixada. Conforme Maria Fernanda, a constatação é alarmante. “Não existe zona de conforto, estamos trabalhando como se já estivéssemos enfrentando uma epidemia”, considerou.
    O pulverizador já está pronto para o funcionamento, mas sua utilização só deve acontecer no final deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário