sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PG recebe Plano Municipal de saneamento

Documentos foram entregues pelo secretário estadual de Saneamento

O secretário de Assuntos Metropolitanos de Praia Grande esteve na Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos na quarta-feira (8) para receber o Plano Municipal de Saneamento de Praia Grande. Os documentos foram entregues pelo chefe da pasta, Edson Giriboni, e compreendem quatro relatórios sobre a área de saneamento no Município, com propostas para o desenvolvimento sustentável nas áreas de sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, gestão de resíduos sólidos, entre outros.

Elaborado por uma empresa especializada, contratada pelo Governo do Estado, os relatórios foram entregues individualmente aos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. “É muito importante que não só Praia Grande, mas todas as cidades da Baixada Santista tenham um planejamento eficaz na área de saneamento. É uma região com alto índice populacional fixo e flutuante e estratégica para que possamos atingir a meta do Governo do Estado, que é universalizar o saneamento”. Segundo ele, o plano municipal é especial por ter uma visão integrada, dar diretrizes e ao mesmo tempo criar condições para que a Sabesp caminhe junto com o Município. “Foi um estudo amplo, que foi elaborado levando-se em conta as demandas do ritmo de crescimento da Cidade”, pontuou Giriboni, destacando questões como a destinação de resíduos sólidos e o direcionamento à macrodrenagem dos municípios.

Com os relatórios em mãos, Praia Grande agora deve analisar os apontamentos através de um Grupo de Estudo Local (GEO), formado por representantes das secretarias municipais. Caso haja discordância, o Município deve contratar via processo licitatório uma consultoria especializada e inserir suas considerações para a conclusão do plano. “Temos uma tarefa importante e que deve ser o foco de nossos trabalhos nos próximos dias, que é a conclusão desses relatórios. Junto aos nossos profissionais, vamos avaliar todos os documentos entregues e trabalhar para concretizar nosso planejamento, que é extremamente importante para o futuro do Município no que diz respeito a um crescimento sustentável e ordenado”, destaca o secretário de Assuntos Metropolitanos e Praia Grande.

Após avaliação e possíveis apontamentos, o Plano Municipal de Saneamento segue para consulta e audiência pública. Aprovado, vai para a Câmara Municipal em forma de projeto de lei. A previsão é que o Plano Municipal de Saneamento seja promulgado como lei ainda em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário