segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Secretária faz balanço da Educação

Titular da pasta destaca ações e programas inovadores desenvolvidos em 2011 

O ano de 2011 superou as expectativas na área da Educação, ao ir além das metas traçadas para o período. A avaliação é da secretária titular da pasta.Foi um ano extremamente produtivo. Quando paramos para  verificar as ações realizadas, percebemos que fizemos além do que havíamos imaginado, afirmou, destacando que 2011 foi marcado pelo lançamento do programaEducação do Futuro, que engloba uma série de ações inovadoras no que se refere ao ensino público como, por exemplo, a utilização de netbooks em sala de aula, a entrega de notebooks aos professores e o desenvolvimento de jogos pedagógicos que auxiliam na alfabetização.Com esses recursos, o professor  pode trabalhar os conteúdos de forma dinâmica e prazerosa, levando o aluno a se interessar pelas aulas. Os resultados têm sido positivos: as crianças ficam mais empenhadas e participativas, melhorando seu desempenho. Os dados de aprovação e reprovação melhoraram nas escolas contempladas pelos netbooks, afirmou a secretária
O programa Educação do Futuro também inclui o projeto Clique-educação, que promoveu a remodelação e modernização de todos os laboratórios de informática das escolas municipais (em fase de conclusão), e o Gestão On Line, que consiste na informatização das secretarias escolares.A partir desse ano  todas as escolas estão informatizadas, com a papelada digitalizada, inclusive os documentos pessoais dos alunos, processos de transferências, históricos. Tudo isso para melhorar  o fluxo das secretarias, dinamizar seu funcionamento e agilizar o atendimento ao público, explicou.


A titular da Educação também comentou as seguintes realizações:

Bibliotecas escolares
Fizemos em 2011 a entrega de dez bibliotecas escolares, seguindo os padrões de excelência do Porto do Saber. Esta ação atende  antecipadamente a lei federal que determina a instalação de bibliotecas em todas as escolas até 2020. Para 2012, pretendemos entregar mais 12 bibliotecas em escolas do Ensino Fundamental. inauguramos a primeira, junto com a inauguração da escola Cidade da Criança, em janeiro. Além de escolar, esta biblioteca também é comunitária, visando atender a população local.

Porto das Artes
A entrega da escola Porto das Artes foi entregue no início de 2011. É uma escola voltada para o atendimento do SuperEscola Cultural, que oferece aulas de dança, teatro, música. Com esse novo prédio, conseguimos aumentar o número de crianças atendidas nessas modalidades.

Benefícios
Além de receberem os notebooks, os professores também tiveram um reajuste salarial de 32%, diferenciado em relação às demais categorais da prefeitura, que tiveram 7%. Também receberam no fim do ano um repasse do Fundeb, equivalente a um 14º salário. Foram ações voltadas à valorização da categoria, para que os professores percebam o quanto administração reconhece o seu trabalho e para os motivar a se aprimorar e fazer seu melhor pelas crianças. Além disso, implantamos o plano de carreira dos profissionais de educação, onde estão inseridos os atendentes de educação II e os técnicos desportivos pedagógicos,  função voltada para o atendimento do SuperEscola.

Uniformes Escolares
Cumprimos a promessa da Administração de entregar nessa gestão os uniformes gratuitos aos alunos. Cerca de 35 mil alunos da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos receberam os kits que incluíram dez peças. Além de representar mais economia e facilidade para os pais, a iniciativa representa mais segurança para as crianças, além do aspecto de organização transmitido por um grupo uniformizado. Nesse ano, a entrega será mais cedo. Ainda este mês, as escolas começam a receber mais uma leva de uniformes para serem entregues aos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário