sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Zoonoses faz “arrastão” da dengue no Forte

Bairro está em uma região onde mais se concentra criadouros do aedes aegypit


     A Partir das 8 horas da próxima segunda-feira (6), equipes da Divisão de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), vão realizar um “arrastão” da dengue, no bairro do Forte. Agentes de Combate a Endemias percorrerão ruas para visitas domésticas enquanto outros farão pedágio e panfletagens na avenida principal do bairro, a Marechal Mallet. O bairro integra uma área de atenção por apresentar alto índice de densidade de larvas.


     Em um mapeamento realizado recentemente no Município, os domicílios localizados no lado praia, entre os bairro Forte e Tupi, foram os que mais demonstraram necessitar de um plano estratégico de ação. Na avaliação de densidade larvária, os números mostraram que os bairros estão duas vezes e meia acima dos índices ideais preconizados pelo Ministério da Saúde. Pratos e vasos de plantas foram os maiores focos de larvas do aedes aegypit.


     Os levantamentos e as análises de resultados levaram o Programa Municipal do Controle da Dengue a direcionar ações de acordo com a realidade de cada bairro.


     Segundo a chefe de Divisão de Controle de Zoonoses, Maria Fernanda Gonçalves, a meta é diminuir criadouros do mosquito e conscientizar a população sobre seu papel na luta contra a dengue. “Atribuímos os altos índices de criadouros também aos fatores climáticos, característicos do verão, com fortes chuvas e temperatura, que são ideais para a eclosão dos ovos”, observou.


     Nos arrastões que começarão a ser realizados em toda a Cidade estão previstas as seguintes ações:


•   Panfletagem, orientações e exposição aos munícipes das amostras de recipientes que são suscetíveis a se tornarem criadouros;


•   Visitas a escolas e creches do Município, com tenda montada no pátio da escola, para orientação aos alunos para que levem as informações ao conhecimento de seus pais e familiares;


•   Utilização de carro de som alertando a população sobre o trabalho a ser realizado pelos agentes de Combate a Endemias, para que moradores colaborem e recebam bem os agentes;


•   Pedágios em semáforos nas principais avenidas da Cidade com panfletagem e faixas;


•   Intensificações da conscientização, nos fins de semana, em hipermercados, praias e cobertura em eventos da cidade, bem como datas festivas como por exemplo Carnaval, Páscoa e outros.


     Os locais mais visados pelos agentes da dengue serão pratos e vasos de planta com água; ralo externo; piscinas e reservatórios sem uso; pneus e terrenos baldios.


     Nesta segunda-feira, a concentração das equipes ocorrerá na sede da Unidade de Saúde da Família do Forte, que fica na Avenida Rio Branco s/nº. O trabalho de varredura do bairro vai até as 17 horas.


     Este ano, apenas um caso de dengue foi confirmado na Cidade. No ano passado, foram registrados 50 casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário