segunda-feira, 19 de março de 2012

Atores ensaiam emoção da Paixão de Cristo

Peça, que une artistas renomados e anônimos, deve se tornar referência na região
Considerando a emoção dos preparativos para a II Encenação da Paixão de Cristo, que acontece em Praia Grande, dias 6 e 7 de abril, o evento promete ser o mais marcante espetáculo do gênero na região. Experientes e novatos, os atores se empolgaram com o local do ensaio, na tarde de domingo (18), a Praça Ceferino Gonzales Vegas, no Bairro Guilhermina, onde a peça será apresentada desta vez. No ano passado, a encenação foi realizada no Canto do Forte.
A chefe de Seção de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de Praia Grande (Sectur), Maria de Lourdes Marzolek Bueno, é a coordenadora geral do evento, com a ajuda de mais nove pessoas, entre eles produtores, roteiristas e diretores, todos empenhados na escolha do elenco, diálogos dos personagens e cenário. Cada um quer dar o melhor de si e proporcionar ao público uma emoção verdadeira e inesquecível, disse.
Dois atores vicentinos estarão no elenco. Beatriz Santos viverá Cláudia, esposa de Pilatos, e Felipe Lima, fará o papel de Jesus Cristo. O jovem começou a carreira como ator em 2005 e disse que decidiu participar devido ao sucesso do espetáculo no ano passado. Este vai ser o mais importante desafio da minha vida como ator. Não será a interpretação de um personagem qualquer, mas de alguém que marcou a história para sempre, estou ansioso, revela.
Davi Alix é outro ator atraído pela importância cênica da apresentação na Cidade, onde reside poucos meses. Ele era morador de Taboão da Serra, região Metropolitana da Capital, tendo participado de algumas peças por lá. Ele será o personagem Centurião e está entusiasmado. Terei uma pequena participação liderando o povo para a crucificação de Cristo. Mas será um momento muito importante fazer parte desta peça, confessa.
Roberto Marquis, o Guarda Juju, do programa humorísticoA Praça é Nossa, do SBT, que está completando 50 anos de carreira, interpretará pela primeira vez a tragédia romana. Morador de Praia Grande mais de 20 anos, ele já passou por programas das extintas Rede Tupi e TV Excelsior e TV Globo. Será uma grande emoção comemorar meus 50 anos de carreira nesta encenação. Marquis viverá o rei Herodes, que mandará cortar a cabeça de João Batista a pedido da esposa, Herodias.
A aposentada Ismerinda Ferreira da Paz participará da encenação pela segunda vez. No ano passado, ela foi a acusadora de Pedro, o apóstolo que negou conhecer Jesus para não ser preso pelos guardas romanos. “Eu bem me lembro, foi ele sim, era a sua fala. Desta vez, Ismerinda será uma das figurantes, mas mantém a mesma emoção de sentir a magia do teatro. Um encanto que está mudando a vida de Mathews Góis, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Rubens Paiva. Segundo sua professora, Maria Angélica Zabo, o jovem andava desanimado e distante da escola.A professora não me deu um empurrão, foi um chute. Estou vivendo uma descoberta, afirma, lembrando do incentivo da professora.
Além de Mathews, Maria Angélica trouxe outros oito alunos para participar da peça.Uma aluna era super retraída, de uma família bem simples. Está totalmente mudada, o pai ajuda a pagar a passagem para que ela aos ensaios, conta. A professora também irá compor o elenco entre as mulheres do povo, acompanhando Cristo em suas pregações e crucificação.
Aindatempo de se juntar ao elenco. Basta comparecer aos ensaios, que acontecem no Palácio das Artes, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 21h30. A participação é gratuita e todo o figurino fica por conta da Sectur.
Aos domingos, o ensaio ocorre no local do evento, a Praça Ceferino Vegas, também conhecida como Praça das Bandeiras, entre a Avenida Guilhermina e a Rua Embaré. A encenação deve contar com pelo menos 150 integrantes, entre protagonistas e figurantes, e será apresentada gratuitamente no local.
O evento terá 22 cenas sequenciais ao redor da praça. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o público poderá interagir com a peça, seguindo a peregrinação durante a via crúcis de Jesus. A estimativa da produção da peça é de que o número de expectadores nos dois dias seja de aproximadamente 7 mil pessoas.
A II Encenação da Paixão de Cristo de Praia Grande é uma realização da Sectur em parceria com grupos de atores e diretores de teatro da Cidade. O roteiro é uma produção de Rodrigo Pompeu e Petruccio Araújo, com adaptação de Maria Luiza Paiva Diniz. Sob a direção geral de Ico Ferrer, os diretores de arte e preparadores de elenco são Selma Bosh, Igor Bartchewsky, Rodrigo Pompeu, Augusto César e Rodrigo Marcondes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário