quarta-feira, 14 de março de 2012

Escolas municipais recebem kits para esportes cooperativos

Vinte unidades foram contempladas com material esportivo


A Coordenadoria de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc), entregou ao longo de fevereiro material esportivo de educação física. Também foram distribuídos 20 kits cooperativos que serão utilizados nas aulas de Educação Física e em eventos nas unidades escolares.
As escolas foram divididas em regiões e 20 delas se tornaram polos para o recebimento do kit, sendo que as outras unidades das proximidades têm livre acesso ao material, desde que haja um agendamento para sua retirada e entrega.
“Já tínhamos uma experiência positiva com três kits cooperativos utilizados pelos polos do programa SuperEscola. Proporcionarmos essa chance aos alunos e professores de Educação Física, que terão uma gama ainda maior de atividades em suas aulas, criando novas possibilidades”, disse a chefe da Divisão de Esporte nas Escolas da Seduc, Flávia Fernanda Viana Gonçalves.
Também foi entregue em todas as escolas e ginásios um par de quadro do jogo Tchoukball. Este jogo cooperativo é reconhecido mundialmente, mas ainda pouco divulgado no Brasil. Praia Grande se destaca mais uma vez por possibilitar que todos os seus alunos, da Educação Infantil ao 9º ano tenham acesso a o Tchoukball, contribuindo com o sonho de Hermann Brandt, criador do esporte. Ele acreditava que a nova modalidade contribuiria para a construção de uma sociedade humana digna.
“Apoiamos a difusão deste esporte nas aulas de Educação Física e do Programa SuperEscola por se tratar de um esporte novo, coletivo, dinâmico, adaptável em qualquer local e flexível ao número de jogadores”, disse Flávia.
De acordo com ela, o Tchoukball também é conhecido como uma modalidade que ensina ao jogador a buscar o seu melhor através do esforço coletivo e deve ter como principal fundamento o respeito ao adversário. Todo o contato físico entre os jogadores e as intercepções são proibidas, permitindo que jogadores de diferentes formas e tamanhos possam jogar juntos.
Este ano a Coordenadoria conta com o apoio de quatro Assistentes Técnicos Pedagógicos de Educação Física, sendo que três deles foram direcionados para orientação dos professores de Educação Física das Escolas Municipais e um deles trabalha juntamente com os técnicos Pedagógicos Desportivos que atuam com o Programa SuperEscola.
O material entregue para as escolas é composto de Volençol; capas de bexiga; sacos de corrida para 3 pessoas; sacos de corrida para grupos de pessoas; camisa futpar (camisa dupla unido pela lateral), calção futpar (calção duplo unido pelo lateral); óculos tapa visão; ponte de cordas tipo colméia trançada e paraquedas esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário