segunda-feira, 26 de março de 2012

Novo viaduto da Ayrton Senna recebe vigas de 70 toneladas

Até quinta-feira (29), dez dessas peças serão instaladas

Começam nesta terça-feira (27) os preparativos para a instalação de dez vigas de concreto (com 38 metros de extensão e 70 toneladas de peso cada uma) no novo viaduto que está sendo construído em frente ao Litoral Plaza Shopping, dentro das obras de remodelação da Avenida Ayrton Senna. As estruturas serão içadas por guindastes especiais e instaladas sobre as cortinas de concreto armado, montando o vão coberto e a base das pistas (por onde passarão os veículos). O serviço deve ser concluído na quinta-feira (29). A obra do viaduto, que terá 300 metros de extensão, vão de passagem de 35 metros e 4 metros de altura, deve terminar em junho.
“Com a colocação das vigas, as pessoas já terão uma noção mais real do tamanho que essa obra terá. É uma construção que usa técnicas modernas e avançadas, que permitem criar um vão deste tamanho, sem a necessidade de apoio de colunas”, disse o chefe do Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Paulo Henriques do Prado Leite.
As vigas foram projetadas em concreto protendido (submetido a tratamento para aumentar sua resistência). Além da armação convencional de ferros, que combatem a flexão e tração, são colocadas bainhas de aço antes de sua concretagem, onde são passados os cabos (cordoalhas). “Esses cabos são tensionados após a concretagem da peça, proporcionando aumento considerável da compressão do concreto, o que permite vencer vãos livres maiores, sem necessidade de pilares”, explicou o secretário de Obras.
O tensionamento, chamado de protensão, é exercido em duas etapas, sendo a primeira após a concretagem da peça e a segunda, após a cura da laje. Para evitar a movimentação entre a cordoalha e a estrutura, injeta-se nata de cimento e areia dentro da bainha após a protensão.
Guindastes – Para instalação das vigas, serão utilizados quatro guindastes, dois com capacidade para içar 70 toneladas e outros dois 200 toneladas. Os primeiros terão a função de trazer as vigas de sua área de concretagem (próxima à Igreja Nossa Senhora da Guia) até a área onde está sendo construído o viaduto. Os outros estarão posicionados dentro da escavação da obra, para içar e conduzir as vigas até os apoios (cortinas de concreto armado) já concluídos.
Em virtude das manobras com as vigas e guindastes, serão tomadas algumas medidas de segurança preventivas especiais durante a realização dos trabalhos, como isolamento da área de obras e arredores. Segundo a Seop, não está previsto desvio de trânsito, mas interrupções de até 30 minutos, para o transporte das vigas, poderão ocorrer. “Pedimos para que os motoristas evitem, pelo menos até quinta-feira (29), transitarem pelo local, para minimizar os transtornos que a obra possa causar. Para aqueles que não puderem, pedimos paciência e atenção”, falou o titular da Seop.
Ayrton Senna - A Administração Municipal está investindo R$ 35 milhões na obra. Na segunda etapa do serviço, será construído um túnel no trevo ‘Y’ (em frente ao Makro). Esta fase só terá início após o encerramento do viaduto em obra.
Com a remodelação total da Avenida Ayrton Senna, serão eliminados os cinco semáforos e cruzamentos da via, proporcionando maior fluidez no sentido Litoral Sul, e também em direção à Rodovia dos Imigrantes ou às demais cidades da Baixada Santista, como São Vicente e Santos. “Além de oferecer maior qualidade no trânsito aos munícipes e turistas, esta remodelação também tem como destaque a questão de segurança para os pedestres e ciclistas”, ressaltou o secretário.
A primeira etapa da obra ocorreu em junho de 2011, com a demolição do antigo portal de entrada da Cidade. A retirada da estrutura de ferro e concreto durou seis dias. A Cidade terá um novo portal, no formato de um arco, que alcançará todas as pistas e funcionará como passarela para os pedestres. O local contará com elevadores nas laterais, destinados as pessoas portadoras de deficiência física. Esse acesso interligará os dois pontos de ônibus e evitará que as pessoas se exponham ao risco de atropelamentos. Veículos saindo ou chegando ao shopping também terão acessos inferiores exclusivos, sem interrupções por semáforos.
A Seop também construiu uma alça de acesso para os motoristas que estão na Avenida Marechal Mallet e querem seguir para a Via Expressa Sul. Com a conclusão do acesso, os veículos podem entrar diretamente na pista sem a necessidade de pegar a Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, passar sob o primeiro viaduto e seguir pela Ministro Marcos Freire até o acesso, como ocorria antigamente.
No início de fevereiro, a Seop e a Sabesp finalizaram a implantação da nova rede de abastecimento localizada na via. Foram remanejadas duas adutoras de água tratada (700 e 300 mm de diâmetro). Cerca de 100 profissionais participaram da ação, além de máquinas de grande porte, como caminhões, escavadeiras e guindastes.
Trânsito - A Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) recomenda a utilização da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega sempre que os veículos estiverem se deslocando em direção à Capital ou seguindo para o Município. A ação visa melhorar o fluxo de veículos na entrada de Praia Grande, onde estão sendo realizadas as obras de remodelação. Para quem está em Santos ou São Vicente, a rota alternativa pode ser feita pela linha amarela.
Segundo o secretário da Setransp, a orientação é para que a população evite utilizar a Avenida Ayrton Senna, enquanto durarem os trabalhos. “Pedimos para que os motoristas deem preferência à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, tanto para chegar quanto para sair de Praia Grande. Assim o fluxo de veículos terá maior fluidez para quem segue em direção a outras cidades da região ou para o Litoral Plaza Shopping”, explicou.

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