segunda-feira, 12 de março de 2012

Obras da Avenida Presidente Kennedy impulsionam comércio nos bairros

Moradores já sentem melhoria no trânsito e comemoram movimento econômico

A Prefeitura de Praia Grande está investindo R$ 53,5 milhões nas obras de reurbanização da Avenida Presidente Kennedy, uma das mais importantes vias e principal corredor comercial da Cidade. São 12 quilômetros de serviços, que incluem alargamento das pistas, recapeamento, ciclovias, guias, sarjetas, reforma das calçadas, bolsões para parada de ônibus e estacionamento de veículos, além da readequação da sinalização.
Nos trechos já entregues (entre os bairros Boqueirão e Mirim), em 2010, a população já sente as melhorias de acesso e valorização comercial da área. Nos trechos em obras (Real, Flórida e Solemar), a expectativa é igualmente positiva. Ao todo, 15 mil moradores serão beneficiados com as modificações.
Para Márcio e Elaine Damião, proprietários da Lan House NetCia, no Ocian, a obra alavancou seus negócios. “Facilitou para o pedestre, e o trânsito ficou muito mais organizado”, avalia Márcio. Elaine, que pedala de casa, no Guilhermina, até o trabalho, destaca principalmente a ciclovia e o novo paisagismo. “Com ela, está bem mais seguro andar de bicicleta pela avenida. Além disso, a Kennedy ficou bem mais bonita”, comemora.
Da mesma opinião é o corretor de imóveis da Marbel Empreendimentos Imobiliários, no mesmo bairro. “A ciclovia é uma maravilha”. Ele elogia também as mudanças viárias. “Disciplinou o tráfego, principalmente graças às rotatórias, que acabaram com os vários cruzamentos que a avenida tinha, dando mais segurança para os motoristas”, avalia.
Além de levar mais segurança a pedestres, ciclistas e motoristas, as obras na Presidente Kennedy ainda estão atraindo mais estabelecimentos ao longo da via. “Nosso estabelecimento é novo. Estamos aqui há cerca de 8 meses, mas já percebemos que a melhora na avenida está trazendo novos comércios, o que, para nós, do ramo da alimentação, é muito bom, pois atrai mais consumidores”, ressaltou a proprietária da Pastelaria Tanaka, na esquina das avenidas Presidente Kennedy e Dom Pedro II, Célia Tanaka.
Além da reforma completa da via, a Secretaria de Obras está reestruturando a rede de drenagem nas ruas perpendiculares, visando melhorar o escoamento de águas fluviais. A secretaria esclarece que, entre os bairros Flórida e Solemar, o projeto não prevê ciclovias devido à inviabilidade técnica. A alternativa é utilizar as ciclovias da orla, já que estes bairros ficam situados mais próximos à praia. O setor também pede a compreensão dos munícipes em relação aos transtornos causados durante os serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário