sexta-feira, 30 de março de 2012

Oficina Cultural Pagu


Programação de Abril a Junho de 2012
Inscrições Gratuitas abertas a partir do dia 02/04 – Participem!!!!!!!
Maiores informações:   * pelos telefones (13) 3219-1741/ 3219-2036 ;
                                  * pelo site: www.oficinasculturais.org.br  (Oficina Pagu -Santos)
                                  * realizar inscrições que exijam apresentação de currículo ou carta de interesse pagu@oficinasculturais.org.br
                                  * atividades onde o processo de seleção seja “ primeiros inscritos”, apenas na sede de 2° a 6°feira, das 14h às 19h00
Rua Napoleão Laureano, 89 – Marapé – Santos (Centro Comunitário São Judas Tadeu

Programação de Abril a Junho de 2012
ARTES PLÁSTICAS

WORKSHOP DE DESIGN GRÁFICO: CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE ICONOGRAFIA DO MUNDO DO FUTEBOL
Coordenação: Didiana Prata.
24 e 25/5 – quinta e sexta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de artes plásticas e design e demais interessados a partir de 18 anos. É recomendado que os participantes possuam notebook com softwares CorelDRAW e Photoshop.
Inscrições: 2/4 a 22/5.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

O workshop propõe desenvolver um cartaz ou uma sequência de postais sobre o universo do futebol. Serão abordados aspectos do design gráfico, como tipografia, edição de imagens e fotomontagem com o uso dos softwares CorelDRAW e Photoshop.

Didiana Prata é formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É professora de Design de Publicações na Miami Ad School / ESPM, em São Paulo; foi editora de arte do jornal "Folha de S.Paulo" e diretora de arte da revista "Elle".


AUDIOVISUAL

OFICINA DE VIDEOCLIPE
Coordenação: Marcel Recioli.
19/4 a 11/5 – quintas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de audiovisual, produtores, músicos e artistas, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 15/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.

Oficina predominantemente teórica, com análise de produção e semiótica dos videoclipes, complementada por exercícios que darão aos participantes noções básicas de como montar um vídeo musical.

Marcel Recioli é músico, produtor e pesquisador audiovisual, especializado em Criação de Imagem e Som pelo Senac e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC. Trabalha com net art, videoclipe e videoarte.


OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Coordenação: Simone Scigliano
4/6 a 17/7 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de audiovisual, produtores e artistas, a partir de 17 anos.
Inscrição: 2/4 a 31/5.
Seleção: currículo.
20 vagas.

A oficina versará sobre todas as etapas do planejamento e desenvolvimento de um audiovisual, privilegiando o ponto de vista da produção na abordagem de aspectos como roteiro, elaboração de orçamento, casting, locação de equipamentos, contratos, plano de filmagem, edição e comercialização.

Simone Scigliano formada pela FAAP, é docente universitária de Rádio, TV e Cinema. Atuou nas áreas de direção, produção e edição em várias emissoras de TV, incluindo Record, Bandeirantes, Cultura, Gazeta e Rede TV.


CIRCO

OFICINA DE ACROBACIAS DE SOLO E MALABARES – MÓDULO 2
Coordenação: Kelly Jandaia.
Assistência: Janaína Melques Fernandes.
20/4 a 29/6 – sextas-feiras – 14h às 17h.
Público: crianças e adolescentes, a partir de 8 anos.
Inscrições: 2 a 17/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Oficina de aprimoramento de artes circenses, com estudos e exercícios de técnicas acrobáticas, perna de pau e malabares com bola, aros, laços e claves.

Kelly Jandaia é acrobata formada em Educação Física, com curso de extensão em Circo na FMU. Atuou em espetáculos de circo e de teatro de rua; ministrou oficinas de circo para colégios, escolas de teatro e para a Prefeitura de Santos. A assistente Janaína Melques Fernandes é acrobata, com graduação e especialização em Educação Física, e desenvolve trabalho pedagógico com alunos da rede pública.


DANÇA

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA – MÓDULO 1
Coordenação: Míriam Carbonaro.
8/5 a 19/6 – terças e quintas-feiras – 15h às 17h.
Público: bailarinos, atores e interessados com conhecimentos básicos, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 4/5
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Por meio de teoria e prática, a oficina apresentará os princípios básicos da dança contemporânea, abordando temas como, entre outros, o conhecimento do corpo e suas relações com o espaço e o tempo, peso e relaxamento, movimentos, respiração, equilíbrio e postura.

Míriam Carbonaro é bailarina e professora de dança. À frente do Grupo Athos, foi premiada com o Troféu Plínio Marcos 2009 em quatro categorias: Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafa, Melhor Grupo de Dança e Melhor Espetáculo de Dança ("in-TRADUZA").


FOTOGRAFIA

WORKSHOP: EDIÇÃO E TRATAMENTO PARA FOTOGRAFIA DIGITAL
Coordenação: Raoni Maddalena.
16/4 a 14/5 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: fotógrafos e estudantes de audiovisual, a partir de 18 anos. É recomendado que possuam notebook com softwares Adobe Bridge, Adobe Lightroom e Photoshop.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.

O modo de fazer, gerenciar e se relacionar com a imagem mudou muito desde o advento das tecnologias digitais. Com base nesta afirmação, a atividade apresentará as principais técnicas de edição e tratamento da fotografia digital em programas como Photoshop, Lightroom e Bridge.

Graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP, Raoni Maddalena é fotógrafo freelancer com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas, como "Folha de S.Paulo", "Época São Paulo", "Carta Capital" e "Rolling Stone".


WORKSHOP: FOTOJORNALISMO ESPORTIVO
Coordenação: Ricardo Saibun.
16 a 19/4 – segunda a quinta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: fotógrafos e estudantes de audiovisual, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.

O workshop apresentará diferentes aspectos da carreira do fotojornalista especializado em esporte, exemplificando as modernas técnicas na área com exibição comentada de imagens de surf, ciclismo e futebol. Uma mesa redonda reunirá dois convidados especiais: Ricardo Nogueira, que cobriu jogos da Seleção Brasileira, e Ivan Storti, que abordará a importância da assessoria fotográfica nos eventos esportivos. O workshop será finalizado com uma saída fotográfica.

Ricardo Saibun é formado em Jornalismo e trabalha como repórter fotográfico desde 2005, atuando em agências e no jornal "Diário de São Paulo". É um dos fotógrafos oficiais do Santos Futebol Clube.


OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA
Coordenação: Delba Baraldi.
7 a 29/5 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Oficina focada nos aspectos técnicos da câmera e da fotografia – composição, flash, escala de profundidade, regras de enquadramento – complementada com atividades práticas em ambientes internos e externos.

Delba Baraldi é fotógrafa e já realizou diversas exposições em locais como Sesc, Senac, Casa da Cultura Telma de Souza e Clube Foto Amigos de Santos.


RÁDIO

OFICINA DE RÁDIO E LOCUÇÃO
Coordenação: Luciano do Nascimento.
5/6 a 27/6 – terças e quartas-feiras – 19h às 21h30.
Público: radialistas, artistas e demais interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 2/4 a 1/6.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A oficina orientará os participantes para a gravação de programas de rádio, enfocando dois temas principais: o uso adequado da voz (com técnicas de dicção, interpretação, leitura, pronúncia e ritmo) e a linguagem radiofônica, versando sobre vinhetas, reportagens, debates, entrevistas, edição e digitalização de áudio.

Luciano do Nascimento possui formação em Rádio e Jornalismo, com experiência como repórter, jornalista e apresentador de programas nas rádios Trianon, CBS, Jovem Pan e Brasil 2000.


TEATRO

WORKSHOP: O DESPERTAR DA MÁSCARA
Coordenação: Elisa Rossin.
26/4 a 17/5 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores e estudantes de teatro, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 23/4.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

O workshop tem o objetivo de apresentar a linguagem e as técnicas de utilização das máscaras como instrumento de aperfeiçoamento dos meios físicos de expressão que compõem o trabalho do intérprete.

Elisa Rossin é atriz formada em Artes Cênicas pela USP e especialista em Arte-Educação pelo Instituto de Teatro Escola Brincante. Fundadora da Cia. Troada, cria e confecciona máscaras para espetáculos; foi assistente de direção e produção da companhia teatral alemã Familie Flöz, em Berlim.


OFICINA DE JOGOS TEATRAIS: UMA VIAGEM ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS CORPORAIS
Coordenação: Arlete Ramello.
7 a 29/5 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores iniciantes a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Trabalho com técnicas teatrais lúdicas, por meio de jogos dramáticos voltados à integração, relaxamento, concentração, ritmo e expressão.

Arlete Ramello é atriz, diretora e compositora. Fundadora da Cia. Arueiras do Brasil, dirigiu peças infantis e adultas, incluindo as cenas da Corte Portuguesa na encenação da Fundação da Vila de São Vicente, em 2010.


ESPETÁCULO: TEM HISTÓRIA NO FORNO
Cia. O Curioso.
17/6 – domingo – 10h30.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).

O espetáculo narra as aventuras de atrapalhados ajudantes de cozinha de um importante restaurante. Nesse ambiente, enquanto estão guardando os utensílios e panelas, criam histórias e viajam nelas, dando vida aos objetos. Formada por Verônica Gerchman, Luana de Lucca e Yuri de Franco, a Cia. O Curioso mistura diferentes linguagens em um único espetáculo, levando ao palco encenação, teatro de animação e contação de histórias.



ATIVIDADE EXTERNA


MÚSICA

OFICINA BÁSICA DE DJS
Coordenação: DJ Betto Lima.
Assistente: Luiz Fernando de Almeida.
16/4 a 7/5 – segundas e quartas-feiras – 19h às 22h.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: entrevista (12/4 – quinta - feira – 19h).
15 vagas.
Local: Igreja São João Batista: Praça Guadalajara, s/nº – Morro da Nova Cintra.

Atividade de capacitação em discotecagem, para música eletrônica e outros gêneros, por meio do manuseio dos equipamentos, técnicas de mixagem e efeitos e da apresentação do contexto histórico-cultural da música para dançar e da profissão do DJ.

Betto Lima é DJ em diversas casas noturnas e produziu eventos como o Praia Grande Folia, Revival Fest e La Ibiza. Luiz Fernando de Almeida é agente de bandas eletrônicas e DJs, e produtor de eventos musicais, teatrais e de moda.




ATIVIDADES NA REGIÃO

BERTIOGA

AUDIOVISUAL

WORKSHOP DE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
Coordenação: Alexandre Araújo.
2 a 23/6 – sábados – 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: estudantes de audiovisual e demais interessados com algum conhecimento na área, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 1/6.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Casa da Cultura de Bertioga: Avenida Tomé de Souza, 130 – Bertioga (SP).

Campo de experimentação para a elaboração de um vídeo documental, a atividade abordará a concepção, o planejamento e a execução de uma obra audiovisual, trabalhando etapas como roteiro, recursos necessários para a produção, e captação de imagens.

Alexandre Araújo é diretor, produtor, roteirista e montador; foi produtor do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (2011). É formado em Cinema pela Faap, onde é responsável pela filmoteca.


MÚSICA

CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
19/5 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).
Local: Casa da Cultura de Bertioga: Avenida Tomé de Souza, 130 – Bertioga (SP).

O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.



CUBATÃO

AUDIOVISUAL

WORKSHOP DE VIDEOCLIPE
Coordenação: Leonardo Tatsuo.
16 a 27/4 – segundas, quartas e sextas-feiras – 19h às 21h.
Público: adolescentes a partir de 15 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Biblioteca Municipal: Rua 9 de Abril, 1977 – Cubatão (SP).

A atividade abordará os princípios da produção audiovisual de forma prática, destacando os aspectos essenciais para a realização de um videoclipe ou curta-metragem: pré-produção e roteiro, gravação, edição e finalização do vídeo.

Leonardo Tatsuo é produtor e diretor de curtas-metragens, com formação em fotografia, direção e montagem pela Academia Internacional de Cinema.


TEATRO

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS
Coordenação: Wagner Lourenço.
28/4 a 30/6 – sábados – 14h às 17h.
Público: atores iniciantes e demais interessados a partir de 17 anos.
Inscrições: 2 a 25/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Conjunto Rubens Lara: Rua 1, Bloco E-8 – Cubatão (SP).

Com o intuito de promover a iniciação aos métodos e conceitos dos jogos teatrais, esta oficina desenvolverá atividades cênicas baseadas nas técnicas de Viola Spolin, Stanislavski, Brecht e Augusto Boal.

Wagner Lourenço é ator e diretor teatral, com formação em Artes Cênicas. Atuou em diversos espetáculos, com destaque para as peças "A Loucura de um tal Augusto" e "Os Filhos da Política".



GUARUJÁ

MÚSICA

CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
30/6 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar senhas com 1h de antecedência).
Local: Teatro Procópio Ferreira: Rua Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba – Guarujá (SP).

O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.


TEATRO

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenação: Fernando Rino.
18/4 a 11/5 – quartas e sextas-feiras – 19h às 22h.
Público: atores iniciantes e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 13/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Anfiteatro Ferreira Sampaio: Avenida Oswaldo Aranha, 800 – Jardim Maravilha – Guarujá (SP).

Atividade de iniciação à atuação cênica, por meio de exercícios de sensibilização e interpretação que visam estimular coordenação motora, ritmo, expressão corporal e vocal dos participantes.

Fernando Rino, formado em audiovisual pela Universidade Santa Cecília, é arte-educador, ator e diretor teatral; na área de contação de histórias, realiza espetáculos e ministra oficinas para educadores.



ITANHAÉM

MÚSICA

OFICINA DE CORO CÊNICO
Coordenação: Joel Maciel Junior.
7/5 a 25/6 – segundas-feiras – 19h às 22h.
Público: músicos, atores e interessados com alguma experiência em canto, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
40 vagas.
Local: Casa da Música: Rua Oscar Pereira da Silva, 202 – Belas Artes – Itanhaém (SP).

A atividade busca conduzir os participantes ao uso correto da voz por meio de técnicas e exercícios de respiração, sonorização, impostação e dicção, além de abordar a expressão corporal para a montagem de um projeto de coro cênico.

Joel Maciel Junior, graduado em Educação Musical, é regente, pianista e compositor. Atualmente rege o coro da Prefeitura de Mongaguá e o da Usiminas, além de ser preparador vocal dos atores do Teatro Guarany e instrutor de canto do Projeto Guri.



MONGAGUÁ

TEATRO

OFICINA DE MAQUIAGEM TEATRAL
Coordenação: Fernando Pompeu.
20/4 a 25/5 – sextas-feiras – 18h às 22h.
Público: atores, artistas e estudantes, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 18/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP).

A oficina tem como objetivo capacitar os participantes para a atividade de maquiagem teatral, apresentando produtos e técnicas diversas – farsesca, oriental, expressionista, de época, entre outras.

Fernando Pompeu é maquiador, formado em Artes Cênicas no Centro Artístico e Musical de Santos, ganhador de prêmios de melhor maquiagem no FESTA e no Festival Nacional de Teatro de Jacareí.



PERUÍBE

TEATRO

OFICINA: A CENA CÔMICA
Coordenação: Fabíola Nascimento.
6/5 a 24/6 – domingos – 10h às 14h.
Público: atores e interessados com alguma experiência em artes cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: currículo.
20 vagas.
Local: Biblioteca Pública Municipal: Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 13 – Peruíbe (SP).

Por meio de técnicas teatrais de comicidade e riso baseadas em Vladimir Propp e Henri Bergson, esta oficina pretende conduzir os participantes ao estudo do farsesco e da linguagem do ator popular.

Fabíola Nascimento é atriz profissional e arte-educadora. Leciona História do Teatro no curso técnico de formação de ator do Senac-Santos. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Teatro de Santos em 2005 e o Prêmio Plínio Marcos de Melhor Atriz Coadjuvante em 2009.



PRAIA GRANDE

DANÇA

WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Míriam Carbonaro.
3 a 31/5 – quintas-feiras – 19h às 22h.
Público: bailarinos, atores e interessados com alguma experiência em artes cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 2/5.
Seleção: aula aberta no primeiro dia de atividade.
30 vagas.
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).

Workshop de aperfeiçoamento da prática de dança contemporânea, permeado por dinâmicas individuais e coletivas e exercícios de composição coreográfica e de contato e improvisação.

Míriam Carbonaro é bailarina e professora de dança. À frente do Grupo Athos, foi premiada com o Troféu Plínio Marcos 2009 em quatro categorias: Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafa, Melhor Grupo de Dança e Melhor Espetáculo de Dança ("in-TRADUZA").


MÚSICA

CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
26/5 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).

O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.



SÃO VICENTE

TEATRO

OFICINA DE CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA ESPETÁCULOS
Coordenação: Tatiana Jimenes.
8 a 31/5 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: interessados nas áreas de moda e teatro, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Academia de Artes: Rua João Ramalho, 988 – São Vicente (SP).

A atividade engloba teoria e prática sobre técnicas para a criação de indumentária e figurino para teatro, TV e cinema. Serão abordadas diferentes maneiras de trabalhar as vestimentas para a caracterização de personagens.

Tatiana Jimenes é formada em Moda pela Unimonte. É professora de moda, responsável pela criação dos figurinos da Companhia de Teatro de São Vicente e assistente de figurino da Associação Prodec.


OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Coordenação: Alessandro Cruz.
8/5 a 19/6 – terças e quintas-feiras – 19h às 22h.
Público: atores, técnicos e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
Local: CAMPSV – Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente: Rua Doutor Emílio Carlos, 264 – Vila Cascatinha – São Vicente (SP).

A oficina apresentará dados históricos, conceitos e técnicas de iluminação de palco para produções artísticas – peças teatrais, espetáculos de dança, cerimônias e shows.

Alessandro Cruz é produtor, diretor de documentários, iluminador e coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do CAMPSV. Foi assistente de produção do Projeto Ademar Guerra. Programação de Abril a Junho de 2012
ARTES PLÁSTICAS

WORKSHOP DE DESIGN GRÁFICO: CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE ICONOGRAFIA DO MUNDO DO FUTEBOL
Coordenação: Didiana Prata.
24 e 25/5 – quinta e sexta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de artes plásticas e design e demais interessados a partir de 18 anos. É recomendado que os participantes possuam notebook com softwares CorelDRAW e Photoshop.
Inscrições: 2/4 a 22/5.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

O workshop propõe desenvolver um cartaz ou uma sequência de postais sobre o universo do futebol. Serão abordados aspectos do design gráfico, como tipografia, edição de imagens e fotomontagem com o uso dos softwares CorelDRAW e Photoshop.

Didiana Prata é formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É professora de Design de Publicações na Miami Ad School / ESPM, em São Paulo; foi editora de arte do jornal "Folha de S.Paulo" e diretora de arte da revista "Elle".


AUDIOVISUAL

OFICINA DE VIDEOCLIPE
Coordenação: Marcel Recioli.
19/4 a 11/5 – quintas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de audiovisual, produtores, músicos e artistas, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 15/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.

Oficina predominantemente teórica, com análise de produção e semiótica dos videoclipes, complementada por exercícios que darão aos participantes noções básicas de como montar um vídeo musical.

Marcel Recioli é músico, produtor e pesquisador audiovisual, especializado em Criação de Imagem e Som pelo Senac e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC. Trabalha com net art, videoclipe e videoarte.


OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Coordenação: Simone Scigliano
4/6 a 17/7 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de audiovisual, produtores e artistas, a partir de 17 anos.
Inscrição: 2/4 a 31/5.
Seleção: currículo.
20 vagas.

A oficina versará sobre todas as etapas do planejamento e desenvolvimento de um audiovisual, privilegiando o ponto de vista da produção na abordagem de aspectos como roteiro, elaboração de orçamento, casting, locação de equipamentos, contratos, plano de filmagem, edição e comercialização.

Simone Scigliano formada pela FAAP, é docente universitária de Rádio, TV e Cinema. Atuou nas áreas de direção, produção e edição em várias emissoras de TV, incluindo Record, Bandeirantes, Cultura, Gazeta e Rede TV.


CIRCO

OFICINA DE ACROBACIAS DE SOLO E MALABARES – MÓDULO 2
Coordenação: Kelly Jandaia.
Assistência: Janaína Melques Fernandes.
20/4 a 29/6 – sextas-feiras – 14h às 17h.
Público: crianças e adolescentes, a partir de 8 anos.
Inscrições: 2 a 17/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Oficina de aprimoramento de artes circenses, com estudos e exercícios de técnicas acrobáticas, perna de pau e malabares com bola, aros, laços e claves.

Kelly Jandaia é acrobata formada em Educação Física, com curso de extensão em Circo na FMU. Atuou em espetáculos de circo e de teatro de rua; ministrou oficinas de circo para colégios, escolas de teatro e para a Prefeitura de Santos. A assistente Janaína Melques Fernandes é acrobata, com graduação e especialização em Educação Física, e desenvolve trabalho pedagógico com alunos da rede pública.


DANÇA

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA – MÓDULO 1
Coordenação: Míriam Carbonaro.
8/5 a 19/6 – terças e quintas-feiras – 15h às 17h.
Público: bailarinos, atores e interessados com conhecimentos básicos, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 4/5
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Por meio de teoria e prática, a oficina apresentará os princípios básicos da dança contemporânea, abordando temas como, entre outros, o conhecimento do corpo e suas relações com o espaço e o tempo, peso e relaxamento, movimentos, respiração, equilíbrio e postura.

Míriam Carbonaro é bailarina e professora de dança. À frente do Grupo Athos, foi premiada com o Troféu Plínio Marcos 2009 em quatro categorias: Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafa, Melhor Grupo de Dança e Melhor Espetáculo de Dança ("in-TRADUZA").


FOTOGRAFIA

WORKSHOP: EDIÇÃO E TRATAMENTO PARA FOTOGRAFIA DIGITAL
Coordenação: Raoni Maddalena.
16/4 a 14/5 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: fotógrafos e estudantes de audiovisual, a partir de 18 anos. É recomendado que possuam notebook com softwares Adobe Bridge, Adobe Lightroom e Photoshop.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.

O modo de fazer, gerenciar e se relacionar com a imagem mudou muito desde o advento das tecnologias digitais. Com base nesta afirmação, a atividade apresentará as principais técnicas de edição e tratamento da fotografia digital em programas como Photoshop, Lightroom e Bridge.

Graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP, Raoni Maddalena é fotógrafo freelancer com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas, como "Folha de S.Paulo", "Época São Paulo", "Carta Capital" e "Rolling Stone".


WORKSHOP: FOTOJORNALISMO ESPORTIVO
Coordenação: Ricardo Saibun.
16 a 19/4 – segunda a quinta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: fotógrafos e estudantes de audiovisual, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.

O workshop apresentará diferentes aspectos da carreira do fotojornalista especializado em esporte, exemplificando as modernas técnicas na área com exibição comentada de imagens de surf, ciclismo e futebol. Uma mesa redonda reunirá dois convidados especiais: Ricardo Nogueira, que cobriu jogos da Seleção Brasileira, e Ivan Storti, que abordará a importância da assessoria fotográfica nos eventos esportivos. O workshop será finalizado com uma saída fotográfica.

Ricardo Saibun é formado em Jornalismo e trabalha como repórter fotográfico desde 2005, atuando em agências e no jornal "Diário de São Paulo". É um dos fotógrafos oficiais do Santos Futebol Clube.


OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA
Coordenação: Delba Baraldi.
7 a 29/5 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Oficina focada nos aspectos técnicos da câmera e da fotografia – composição, flash, escala de profundidade, regras de enquadramento – complementada com atividades práticas em ambientes internos e externos.

Delba Baraldi é fotógrafa e já realizou diversas exposições em locais como Sesc, Senac, Casa da Cultura Telma de Souza e Clube Foto Amigos de Santos.


RÁDIO

OFICINA DE RÁDIO E LOCUÇÃO
Coordenação: Luciano do Nascimento.
5/6 a 27/6 – terças e quartas-feiras – 19h às 21h30.
Público: radialistas, artistas e demais interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 2/4 a 1/6.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

A oficina orientará os participantes para a gravação de programas de rádio, enfocando dois temas principais: o uso adequado da voz (com técnicas de dicção, interpretação, leitura, pronúncia e ritmo) e a linguagem radiofônica, versando sobre vinhetas, reportagens, debates, entrevistas, edição e digitalização de áudio.

Luciano do Nascimento possui formação em Rádio e Jornalismo, com experiência como repórter, jornalista e apresentador de programas nas rádios Trianon, CBS, Jovem Pan e Brasil 2000.


TEATRO

WORKSHOP: O DESPERTAR DA MÁSCARA
Coordenação: Elisa Rossin.
26/4 a 17/5 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores e estudantes de teatro, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 23/4.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

O workshop tem o objetivo de apresentar a linguagem e as técnicas de utilização das máscaras como instrumento de aperfeiçoamento dos meios físicos de expressão que compõem o trabalho do intérprete.

Elisa Rossin é atriz formada em Artes Cênicas pela USP e especialista em Arte-Educação pelo Instituto de Teatro Escola Brincante. Fundadora da Cia. Troada, cria e confecciona máscaras para espetáculos; foi assistente de direção e produção da companhia teatral alemã Familie Flöz, em Berlim.


OFICINA DE JOGOS TEATRAIS: UMA VIAGEM ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS CORPORAIS
Coordenação: Arlete Ramello.
7 a 29/5 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores iniciantes a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.

Trabalho com técnicas teatrais lúdicas, por meio de jogos dramáticos voltados à integração, relaxamento, concentração, ritmo e expressão.

Arlete Ramello é atriz, diretora e compositora. Fundadora da Cia. Arueiras do Brasil, dirigiu peças infantis e adultas, incluindo as cenas da Corte Portuguesa na encenação da Fundação da Vila de São Vicente, em 2010.


ESPETÁCULO: TEM HISTÓRIA NO FORNO
Cia. O Curioso.
17/6 – domingo – 10h30.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).

O espetáculo narra as aventuras de atrapalhados ajudantes de cozinha de um importante restaurante. Nesse ambiente, enquanto estão guardando os utensílios e panelas, criam histórias e viajam nelas, dando vida aos objetos. Formada por Verônica Gerchman, Luana de Lucca e Yuri de Franco, a Cia. O Curioso mistura diferentes linguagens em um único espetáculo, levando ao palco encenação, teatro de animação e contação de histórias.



ATIVIDADE EXTERNA


MÚSICA

OFICINA BÁSICA DE DJS
Coordenação: DJ Betto Lima.
Assistente: Luiz Fernando de Almeida.
16/4 a 7/5 – segundas e quartas-feiras – 19h às 22h.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: entrevista (12/4 – quinta - feira – 19h).
15 vagas.
Local: Igreja São João Batista: Praça Guadalajara, s/nº – Morro da Nova Cintra.

Atividade de capacitação em discotecagem, para música eletrônica e outros gêneros, por meio do manuseio dos equipamentos, técnicas de mixagem e efeitos e da apresentação do contexto histórico-cultural da música para dançar e da profissão do DJ.

Betto Lima é DJ em diversas casas noturnas e produziu eventos como o Praia Grande Folia, Revival Fest e La Ibiza. Luiz Fernando de Almeida é agente de bandas eletrônicas e DJs, e produtor de eventos musicais, teatrais e de moda.




ATIVIDADES NA REGIÃO

BERTIOGA

AUDIOVISUAL

WORKSHOP DE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
Coordenação: Alexandre Araújo.
2 a 23/6 – sábados – 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: estudantes de audiovisual e demais interessados com algum conhecimento na área, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 1/6.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Casa da Cultura de Bertioga: Avenida Tomé de Souza, 130 – Bertioga (SP).

Campo de experimentação para a elaboração de um vídeo documental, a atividade abordará a concepção, o planejamento e a execução de uma obra audiovisual, trabalhando etapas como roteiro, recursos necessários para a produção, e captação de imagens.

Alexandre Araújo é diretor, produtor, roteirista e montador; foi produtor do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (2011). É formado em Cinema pela Faap, onde é responsável pela filmoteca.


MÚSICA

CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
19/5 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).
Local: Casa da Cultura de Bertioga: Avenida Tomé de Souza, 130 – Bertioga (SP).

O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.



CUBATÃO

AUDIOVISUAL

WORKSHOP DE VIDEOCLIPE
Coordenação: Leonardo Tatsuo.
16 a 27/4 – segundas, quartas e sextas-feiras – 19h às 21h.
Público: adolescentes a partir de 15 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Biblioteca Municipal: Rua 9 de Abril, 1977 – Cubatão (SP).

A atividade abordará os princípios da produção audiovisual de forma prática, destacando os aspectos essenciais para a realização de um videoclipe ou curta-metragem: pré-produção e roteiro, gravação, edição e finalização do vídeo.

Leonardo Tatsuo é produtor e diretor de curtas-metragens, com formação em fotografia, direção e montagem pela Academia Internacional de Cinema.


TEATRO

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS
Coordenação: Wagner Lourenço.
28/4 a 30/6 – sábados – 14h às 17h.
Público: atores iniciantes e demais interessados a partir de 17 anos.
Inscrições: 2 a 25/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Conjunto Rubens Lara: Rua 1, Bloco E-8 – Cubatão (SP).

Com o intuito de promover a iniciação aos métodos e conceitos dos jogos teatrais, esta oficina desenvolverá atividades cênicas baseadas nas técnicas de Viola Spolin, Stanislavski, Brecht e Augusto Boal.

Wagner Lourenço é ator e diretor teatral, com formação em Artes Cênicas. Atuou em diversos espetáculos, com destaque para as peças "A Loucura de um tal Augusto" e "Os Filhos da Política".



GUARUJÁ

MÚSICA

CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
30/6 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar senhas com 1h de antecedência).
Local: Teatro Procópio Ferreira: Rua Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba – Guarujá (SP).

O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.


TEATRO

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenação: Fernando Rino.
18/4 a 11/5 – quartas e sextas-feiras – 19h às 22h.
Público: atores iniciantes e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 13/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Anfiteatro Ferreira Sampaio: Avenida Oswaldo Aranha, 800 – Jardim Maravilha – Guarujá (SP).

Atividade de iniciação à atuação cênica, por meio de exercícios de sensibilização e interpretação que visam estimular coordenação motora, ritmo, expressão corporal e vocal dos participantes.

Fernando Rino, formado em audiovisual pela Universidade Santa Cecília, é arte-educador, ator e diretor teatral; na área de contação de histórias, realiza espetáculos e ministra oficinas para educadores.



ITANHAÉM

MÚSICA

OFICINA DE CORO CÊNICO
Coordenação: Joel Maciel Junior.
7/5 a 25/6 – segundas-feiras – 19h às 22h.
Público: músicos, atores e interessados com alguma experiência em canto, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
40 vagas.
Local: Casa da Música: Rua Oscar Pereira da Silva, 202 – Belas Artes – Itanhaém (SP).

A atividade busca conduzir os participantes ao uso correto da voz por meio de técnicas e exercícios de respiração, sonorização, impostação e dicção, além de abordar a expressão corporal para a montagem de um projeto de coro cênico.

Joel Maciel Junior, graduado em Educação Musical, é regente, pianista e compositor. Atualmente rege o coro da Prefeitura de Mongaguá e o da Usiminas, além de ser preparador vocal dos atores do Teatro Guarany e instrutor de canto do Projeto Guri.



MONGAGUÁ

TEATRO

OFICINA DE MAQUIAGEM TEATRAL
Coordenação: Fernando Pompeu.
20/4 a 25/5 – sextas-feiras – 18h às 22h.
Público: atores, artistas e estudantes, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 18/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP).

A oficina tem como objetivo capacitar os participantes para a atividade de maquiagem teatral, apresentando produtos e técnicas diversas – farsesca, oriental, expressionista, de época, entre outras.

Fernando Pompeu é maquiador, formado em Artes Cênicas no Centro Artístico e Musical de Santos, ganhador de prêmios de melhor maquiagem no FESTA e no Festival Nacional de Teatro de Jacareí.



PERUÍBE

TEATRO

OFICINA: A CENA CÔMICA
Coordenação: Fabíola Nascimento.
6/5 a 24/6 – domingos – 10h às 14h.
Público: atores e interessados com alguma experiência em artes cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: currículo.
20 vagas.
Local: Biblioteca Pública Municipal: Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 13 – Peruíbe (SP).

Por meio de técnicas teatrais de comicidade e riso baseadas em Vladimir Propp e Henri Bergson, esta oficina pretende conduzir os participantes ao estudo do farsesco e da linguagem do ator popular.

Fabíola Nascimento é atriz profissional e arte-educadora. Leciona História do Teatro no curso técnico de formação de ator do Senac-Santos. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Teatro de Santos em 2005 e o Prêmio Plínio Marcos de Melhor Atriz Coadjuvante em 2009.



PRAIA GRANDE

DANÇA

WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Míriam Carbonaro.
3 a 31/5 – quintas-feiras – 19h às 22h.
Público: bailarinos, atores e interessados com alguma experiência em artes cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 2/5.
Seleção: aula aberta no primeiro dia de atividade.
30 vagas.
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).

Workshop de aperfeiçoamento da prática de dança contemporânea, permeado por dinâmicas individuais e coletivas e exercícios de composição coreográfica e de contato e improvisação.

Míriam Carbonaro é bailarina e professora de dança. À frente do Grupo Athos, foi premiada com o Troféu Plínio Marcos 2009 em quatro categorias: Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafa, Melhor Grupo de Dança e Melhor Espetáculo de Dança ("in-TRADUZA").


MÚSICA

CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
26/5 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).

O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.



SÃO VICENTE

TEATRO

OFICINA DE CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA ESPETÁCULOS
Coordenação: Tatiana Jimenes.
8 a 31/5 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: interessados nas áreas de moda e teatro, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Academia de Artes: Rua João Ramalho, 988 – São Vicente (SP).

A atividade engloba teoria e prática sobre técnicas para a criação de indumentária e figurino para teatro, TV e cinema. Serão abordadas diferentes maneiras de trabalhar as vestimentas para a caracterização de personagens.

Tatiana Jimenes é formada em Moda pela Unimonte. É professora de moda, responsável pela criação dos figurinos da Companhia de Teatro de São Vicente e assistente de figurino da Associação Prodec.


OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Coordenação: Alessandro Cruz.
8/5 a 19/6 – terças e quintas-feiras – 19h às 22h.
Público: atores, técnicos e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
Local: CAMPSV – Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente: Rua Doutor Emílio Carlos, 264 – Vila Cascatinha – São Vicente (SP).

A oficina apresentará dados históricos, conceitos e técnicas de iluminação de palco para produções artísticas – peças teatrais, espetáculos de dança, cerimônias e shows.

Alessandro Cruz é produtor, diretor de documentários, iluminador e coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do CAMPSV. Foi assistente de produção

ARTES PLÁSTICAS
WORKSHOP DE DESIGN GRÁFICO: CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE ICONOGRAFIA DO MUNDO DO FUTEBOL
Coordenação: Didiana Prata.
24 e 25/5 – quinta e sexta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de artes plásticas e design e demais interessados a partir de 18 anos. É recomendado que os participantes possuam notebook com softwares CorelDRAW e Photoshop.
Inscrições: 2/4 a 22/5.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
O workshop propõe desenvolver um cartaz ou uma sequência de postais sobre o universo do futebol. Serão abordados aspectos do design gráfico, como tipografia, edição de imagens e fotomontagem com o uso dos softwares CorelDRAW e Photoshop.
Didiana Prata é formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É professora de Design de Publicações na Miami Ad School / ESPM, em São Paulo; foi editora de arte do jornal "Folha de S.Paulo" e diretora de arte da revista "Elle".
AUDIOVISUAL
OFICINA DE VIDEOCLIPE
Coordenação: Marcel Recioli.
19/4 a 11/5 – quintas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de audiovisual, produtores, músicos e artistas, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 15/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.
Oficina predominantemente teórica, com análise de produção e semiótica dos videoclipes, complementada por exercícios que darão aos participantes noções básicas de como montar um vídeo musical.
Marcel Recioli é músico, produtor e pesquisador audiovisual, especializado em Criação de Imagem e Som pelo Senac e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC. Trabalha com net art, videoclipe e videoarte.
OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Coordenação: Simone Scigliano
4/6 a 17/7 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: estudantes de audiovisual, produtores e artistas, a partir de 17 anos.
Inscrição: 2/4 a 31/5.
Seleção: currículo.
20 vagas.
A oficina versará sobre todas as etapas do planejamento e desenvolvimento de um audiovisual, privilegiando o ponto de vista da produção na abordagem de aspectos como roteiro, elaboração de orçamento, casting, locação de equipamentos, contratos, plano de filmagem, edição e comercialização.
Simone Scigliano formada pela FAAP, é docente universitária de Rádio, TV e Cinema. Atuou nas áreas de direção, produção e edição em várias emissoras de TV, incluindo Record, Bandeirantes, Cultura, Gazeta e Rede TV.
CIRCO
OFICINA DE ACROBACIAS DE SOLO E MALABARES – MÓDULO 2
Coordenação: Kelly Jandaia.
Assistência: Janaína Melques Fernandes.
20/4 a 29/6 – sextas-feiras – 14h às 17h.
Público: crianças e adolescentes, a partir de 8 anos.
Inscrições: 2 a 17/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Oficina de aprimoramento de artes circenses, com estudos e exercícios de técnicas acrobáticas, perna de pau e malabares com bola, aros, laços e claves.
Kelly Jandaia é acrobata formada em Educação Física, com curso de extensão em Circo na FMU. Atuou em espetáculos de circo e de teatro de rua; ministrou oficinas de circo para colégios, escolas de teatro e para a Prefeitura de Santos. A assistente Janaína Melques Fernandes é acrobata, com graduação e especialização em Educação Física, e desenvolve trabalho pedagógico com alunos da rede pública.
DANÇA
OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA – MÓDULO 1
Coordenação: Míriam Carbonaro.
8/5 a 19/6 – terças e quintas-feiras – 15h às 17h.
Público: bailarinos, atores e interessados com conhecimentos básicos, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 4/5
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Por meio de teoria e prática, a oficina apresentará os princípios básicos da dança contemporânea, abordando temas como, entre outros, o conhecimento do corpo e suas relações com o espaço e o tempo, peso e relaxamento, movimentos, respiração, equilíbrio e postura.
Míriam Carbonaro é bailarina e professora de dança. À frente do Grupo Athos, foi premiada com o Troféu Plínio Marcos 2009 em quatro categorias: Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafa, Melhor Grupo de Dança e Melhor Espetáculo de Dança ("in-TRADUZA").
FOTOGRAFIA
WORKSHOP: EDIÇÃO E TRATAMENTO PARA FOTOGRAFIA DIGITAL
Coordenação: Raoni Maddalena.
16/4 a 14/5 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: fotógrafos e estudantes de audiovisual, a partir de 18 anos. É recomendado que possuam notebook com softwares Adobe Bridge, Adobe Lightroom e Photoshop.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.
O modo de fazer, gerenciar e se relacionar com a imagem mudou muito desde o advento das tecnologias digitais. Com base nesta afirmação, a atividade apresentará as principais técnicas de edição e tratamento da fotografia digital em programas como Photoshop, Lightroom e Bridge.
Graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP, Raoni Maddalena é fotógrafo freelancer com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas, como "Folha de S.Paulo", "Época São Paulo", "Carta Capital" e "Rolling Stone".
WORKSHOP: FOTOJORNALISMO ESPORTIVO
Coordenação: Ricardo Saibun.
16 a 19/4 – segunda a quinta-feira – 18h30 às 21h30.
Público: fotógrafos e estudantes de audiovisual, a partir de 18 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.
O workshop apresentará diferentes aspectos da carreira do fotojornalista especializado em esporte, exemplificando as modernas técnicas na área com exibição comentada de imagens de surf, ciclismo e futebol. Uma mesa redonda reunirá dois convidados especiais: Ricardo Nogueira, que cobriu jogos da Seleção Brasileira, e Ivan Storti, que abordará a importância da assessoria fotográfica nos eventos esportivos. O workshop será finalizado com uma saída fotográfica.
Ricardo Saibun é formado em Jornalismo e trabalha como repórter fotográfico desde 2005, atuando em agências e no jornal "Diário de São Paulo". É um dos fotógrafos oficiais do Santos Futebol Clube.
OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA
Coordenação: Delba Baraldi.
7 a 29/5 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Oficina focada nos aspectos técnicos da câmera e da fotografia – composição, flash, escala de profundidade, regras de enquadramento – complementada com atividades práticas em ambientes internos e externos.
Delba Baraldi é fotógrafa e já realizou diversas exposições em locais como Sesc, Senac, Casa da Cultura Telma de Souza e Clube Foto Amigos de Santos.
RÁDIO
OFICINA DE RÁDIO E LOCUÇÃO
Coordenação: Luciano do Nascimento.
5/6 a 27/6 – terças e quartas-feiras – 19h às 21h30.
Público: radialistas, artistas e demais interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 2/4 a 1/6.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
A oficina orientará os participantes para a gravação de programas de rádio, enfocando dois temas principais: o uso adequado da voz (com técnicas de dicção, interpretação, leitura, pronúncia e ritmo) e a linguagem radiofônica, versando sobre vinhetas, reportagens, debates, entrevistas, edição e digitalização de áudio.
Luciano do Nascimento possui formação em Rádio e Jornalismo, com experiência como repórter, jornalista e apresentador de programas nas rádios Trianon, CBS, Jovem Pan e Brasil 2000.
TEATRO
WORKSHOP: O DESPERTAR DA MÁSCARA
Coordenação: Elisa Rossin.
26/4 a 17/5 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores e estudantes de teatro, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 23/4.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
O workshop tem o objetivo de apresentar a linguagem e as técnicas de utilização das máscaras como instrumento de aperfeiçoamento dos meios físicos de expressão que compõem o trabalho do intérprete.
Elisa Rossin é atriz formada em Artes Cênicas pela USP e especialista em Arte-Educação pelo Instituto de Teatro Escola Brincante. Fundadora da Cia. Troada, cria e confecciona máscaras para espetáculos; foi assistente de direção e produção da companhia teatral alemã Familie Flöz, em Berlim.
OFICINA DE JOGOS TEATRAIS: UMA VIAGEM ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS CORPORAIS
Coordenação: Arlete Ramello.
7 a 29/5 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: atores iniciantes a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Trabalho com técnicas teatrais lúdicas, por meio de jogos dramáticos voltados à integração, relaxamento, concentração, ritmo e expressão.
Arlete Ramello é atriz, diretora e compositora. Fundadora da Cia. Arueiras do Brasil, dirigiu peças infantis e adultas, incluindo as cenas da Corte Portuguesa na encenação da Fundação da Vila de São Vicente, em 2010.
ESPETÁCULO: TEM HISTÓRIA NO FORNO
Cia. O Curioso.
17/6 – domingo – 10h30.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).
O espetáculo narra as aventuras de atrapalhados ajudantes de cozinha de um importante restaurante. Nesse ambiente, enquanto estão guardando os utensílios e panelas, criam histórias e viajam nelas, dando vida aos objetos. Formada por Verônica Gerchman, Luana de Lucca e Yuri de Franco, a Cia. O Curioso mistura diferentes linguagens em um único espetáculo, levando ao palco encenação, teatro de animação e contação de histórias.
ATIVIDADE EXTERNA
MÚSICA
OFICINA BÁSICA DE DJS
Coordenação: DJ Betto Lima.
Assistente: Luiz Fernando de Almeida.
16/4 a 7/5 – segundas e quartas-feiras – 19h às 22h.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: entrevista (13/4 – sexta-feira – 19h).
15 vagas.
Local: Igreja São João Batista: Praça Guadalajara, s/nº – Morro da Nova Cintra.
Atividade de capacitação em discotecagem, para música eletrônica e outros gêneros, por meio do manuseio dos equipamentos, técnicas de mixagem e efeitos e da apresentação do contexto histórico-cultural da música para dançar e da profissão do DJ.
Betto Lima é DJ em diversas casas noturnas e produziu eventos como o Praia Grande Folia, Revival Fest e La Ibiza. Luiz Fernando de Almeida é agente de bandas eletrônicas e DJs, e produtor de eventos musicais, teatrais e de moda.
ATIVIDADES NA REGIÃO
BERTIOGA
AUDIOVISUAL
WORKSHOP DE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
Coordenação: Alexandre Araújo.
2 a 23/6 – sábados – 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: estudantes de audiovisual e demais interessados com algum conhecimento na área, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 1/6.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Casa da Cultura de Bertioga: Avenida Tomé de Souza, 130 – Bertioga (SP).
Campo de experimentação para a elaboração de um vídeo documental, a atividade abordará a concepção, o planejamento e a execução de uma obra audiovisual, trabalhando etapas como roteiro, recursos necessários para a produção, e captação de imagens.
Alexandre Araújo é diretor, produtor, roteirista e montador; foi produtor do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (2011). É formado em Cinema pela Faap, onde é responsável pela filmoteca.
MÚSICA
CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
19/5 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).
Local: Casa da Cultura de Bertioga: Avenida Tomé de Souza, 130 – Bertioga (SP).
O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.
CUBATÃO
AUDIOVISUAL
WORKSHOP DE VIDEOCLIPE
Coordenação: Leonardo Tatsuo.
16 a 27/4 – segundas, quartas e sextas-feiras – 19h às 21h.
Público: adolescentes a partir de 15 anos.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Biblioteca Municipal: Rua 9 de Abril, 1977 – Cubatão (SP).
A atividade abordará os princípios da produção audiovisual de forma prática, destacando os aspectos essenciais para a realização de um videoclipe ou curta-metragem: pré-produção e roteiro, gravação, edição e finalização do vídeo.
Leonardo Tatsuo é produtor e diretor de curtas-metragens, com formação em fotografia, direção e montagem pela Academia Internacional de Cinema.
TEATRO
OFICINA DE JOGOS TEATRAIS
Coordenação: Wagner Lourenço.
28/4 a 30/6 – sábados – 14h às 17h.
Público: atores iniciantes e demais interessados a partir de 17 anos.
Inscrições: 2 a 25/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Conjunto Rubens Lara: Rua 1, Bloco E-8 – Cubatão (SP).
Com o intuito de promover a iniciação aos métodos e conceitos dos jogos teatrais, esta oficina desenvolverá atividades cênicas baseadas nas técnicas de Viola Spolin, Stanislavski, Brecht e Augusto Boal.
Wagner Lourenço é ator e diretor teatral, com formação em Artes Cênicas. Atuou em diversos espetáculos, com destaque para as peças "A Loucura de um tal Augusto" e "Os Filhos da Política".
GUARUJÁ
MÚSICA
CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
30/6 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar senhas com 1h de antecedência).
Local: Teatro Procópio Ferreira: Rua Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba – Guarujá (SP).
O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.
TEATRO
OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL
Coordenação: Fernando Rino.
18/4 a 11/5 – quartas e sextas-feiras – 19h às 22h.
Público: atores iniciantes e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 13/4.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Anfiteatro Ferreira Sampaio: Avenida Oswaldo Aranha, 800 – Jardim Maravilha – Guarujá (SP).
Atividade de iniciação à atuação cênica, por meio de exercícios de sensibilização e interpretação que visam estimular coordenação motora, ritmo, expressão corporal e vocal dos participantes.
Fernando Rino, formado em audiovisual pela Universidade Santa Cecília, é arte-educador, ator e diretor teatral; na área de contação de histórias, realiza espetáculos e ministra oficinas para educadores.
ITANHAÉM
MÚSICA
OFICINA DE CORO CÊNICO
Coordenação: Joel Maciel Junior.
7/5 a 25/6 – segundas-feiras – 19h às 22h.
Público: músicos, atores e interessados com alguma experiência em canto, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
40 vagas.
Local: Casa da Música: Rua Oscar Pereira da Silva, 202 – Belas Artes – Itanhaém (SP).
A atividade busca conduzir os participantes ao uso correto da voz por meio de técnicas e exercícios de respiração, sonorização, impostação e dicção, além de abordar a expressão corporal para a montagem de um projeto de coro cênico.
Joel Maciel Junior, graduado em Educação Musical, é regente, pianista e compositor. Atualmente rege o coro da Prefeitura de Mongaguá e o da Usiminas, além de ser preparador vocal dos atores do Teatro Guarany e instrutor de canto do Projeto Guri.
MONGAGUÁ
TEATRO
OFICINA DE MAQUIAGEM TEATRAL
Coordenação: Fernando Pompeu.
20/4 a 25/5 – sextas-feiras – 18h às 22h.
Público: atores, artistas e estudantes, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2 a 18/4.
Seleção: currículo.
20 vagas.
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP).
A oficina tem como objetivo capacitar os participantes para a atividade de maquiagem teatral, apresentando produtos e técnicas diversas – farsesca, oriental, expressionista, de época, entre outras.

Fernando Pompeu é maquiador, formado em Artes Cênicas no Centro Artístico e Musical de Santos, ganhador de prêmios de melhor maquiagem no FESTA e no Festival Nacional de Teatro de Jacareí.
PERUÍBE
TEATRO
OFICINA: A CENA CÔMICA
Coordenação: Fabíola Nascimento.
6/5 a 24/6 – domingos – 10h às 14h.
Público: atores e interessados com alguma experiência em artes cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: currículo.
20 vagas.
Local: Biblioteca Pública Municipal: Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 13 – Peruíbe (SP).
Por meio de técnicas teatrais de comicidade e riso baseadas em Vladimir Propp e Henri Bergson, esta oficina pretende conduzir os participantes ao estudo do farsesco e da linguagem do ator popular.
Fabíola Nascimento é atriz profissional e arte-educadora. Leciona História do Teatro no curso técnico de formação de ator do Senac-Santos. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Teatro de Santos em 2005 e o Prêmio Plínio Marcos de Melhor Atriz Coadjuvante em 2009.
PRAIA GRANDE
DANÇA
WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Míriam Carbonaro.
3 a 31/5 – quintas-feiras – 19h às 22h.
Público: bailarinos, atores e interessados com alguma experiência em artes cênicas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 2/5.
Seleção: aula aberta no primeiro dia de atividade.
30 vagas.
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).
Workshop de aperfeiçoamento da prática de dança contemporânea, permeado por dinâmicas individuais e coletivas e exercícios de composição coreográfica e de contato e improvisação.
Míriam Carbonaro é bailarina e professora de dança. À frente do Grupo Athos, foi premiada com o Troféu Plínio Marcos 2009 em quatro categorias: Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafa, Melhor Grupo de Dança e Melhor Espetáculo de Dança ("in-TRADUZA").
MÚSICA
CONCERTO: MESCLANDO TONS
Coral Municipal Zanzalá.
26/5 – sábado – 20h.
Indicação: livre.
100 lugares (retirar convites com 1h de antecedência).
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).
O concerto apresentará um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, com obras de compositores como Mahler, Giovanni Gabrielli, Aylton Escobar, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Chico Buarque. Em atividade desde 1993, o Coral Municipal Zanzalá é composto por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido pelas maestrinas Maria Fernanda Tavares e Nailse Machado Cruz.
SÃO VICENTE
TEATRO
OFICINA DE CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA ESPETÁCULOS
Coordenação: Tatiana Jimenes.
8 a 31/5 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: interessados nas áreas de moda e teatro, a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
20 vagas.
Local: Academia de Artes: Rua João Ramalho, 988 – São Vicente (SP).
A atividade engloba teoria e prática sobre técnicas para a criação de indumentária e figurino para teatro, TV e cinema. Serão abordadas diferentes maneiras de trabalhar as vestimentas para a caracterização de personagens.
Tatiana Jimenes é formada em Moda pela Unimonte. É professora de moda, responsável pela criação dos figurinos da Companhia de Teatro de São Vicente e assistente de figurino da Associação Prodec.
OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Coordenação: Alessandro Cruz.
8/5 a 19/6 – terças e quintas-feiras – 19h às 22h.
Público: atores, técnicos e demais interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
Local: CAMPSV – Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente: Rua Doutor Emílio Carlos, 264 – Vila Cascatinha – São Vicente (SP).
A oficina apresentará dados históricos, conceitos e técnicas de iluminação de palco para produções artísticas – peças teatrais, espetáculos de dança, cerimônias e shows.
Alessandro Cruz é produtor, diretor de documentários, iluminador e coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do CAMPSV. Foi assistente de produção do Projeto Ademar Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário