sexta-feira, 9 de março de 2012

PG tem mais de 78 km de ciclovias

Com 78,9 km, PG conta com a maior infraestrutura cicloviária do estado de São Paulo

Com o término de trecho da segunda etapa de remodelação da Avenida Presidente Kennedy, Praia Grande passou a contar com mais 2,3 quilômetros de áreas destinadas ao tráfego de bicicletas. Com isso, atualmente, Praia Grande conta com 78,9 km de ciclovias, reforçando o marco de ser a cidade com maior infraestrutura cicloviária do estado de São Paulo e uma das principais em todo o Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Ciclistas, a segunda cidade do estado em número de ciclovias é Sorocaba, que tem pouco menos de 70 km de extensão.
Além do grande número de vias específicas para os adeptos do meio de transporte, a Praia Grande tem investido em sinalização de trânsito e em projetos de educação de ciclistas. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), durante o ano de 2012 estão previstas novas melhorias na área, como a continuação do programa “Ciclista Cidadão”, colocação de novos paraciclos (bicicletários) ao longo das principais vias e a remodelação da ciclovia da Avenida Ayrton Senna da Silva, obra que faz parte da construção de dois viadutos no local.
O presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira Felix, elogiou as ciclovias de Praia Grande. “A Cidade tem um sistema cicloviário muito inteligente, no qual o ciclista pode trafegar de um lado a outro da cidade só usando ciclovias”. Para ele, o perfil do Município beneficia a utilização do meio de transporte. “É uma cidade estreita e plana, o que facilita o uso da bicicleta. Praia Grande tem espaço eficiente para carros, motocicletas, ônibus e bicicletas”, afirmou.
Jessé Felix destacou também projetos da Cidade: “Praia Grande teve uma grande ideia quando disponibilizou aos funcionários públicos a troca do vale transporte por uma bicicleta. Para pessoas que querem se exercitar e sair do sedentarismo, esta é uma oportunidade muito boa para começar”. O presidente da Associação também comentou sobre o projeto Ciclista Cidadão. “É muito importante a iniciativa de cadastrar os proprietários de bicicleta. Nos preocupa muito quando o ciclista sofre acidente e não tem documento. Com o cadastro será mais fácil identificar os envolvidos. Além disso, em casos de roubo a localização do veículo fica mais fácil com esta identificação”.
Sobre a visão que a sociedade tem dos ciclistas, Jessé Felix afirmou que o preconceito tem diminuído. “Antes algumas pessoas olhavam torno para quem optava por usar a bicicleta, que era considerado um meio de transporte somente da classe C. Hoje andar de bicicleta é bem visto e até elogiado, pois mostra que a pessoa quer ter uma qualidade de vida maior”, afirmou.
Jessé Felix afirmou ainda que não existe sustentabilidade sem a inclusão da bicicleta. “A prefeitura de Praia Grande tem incentivando bastante a utilização da bike, o que é essencial, pois gera menos poluição e melhora a qualidade de vida da população”, explicou.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.
Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, passando de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010.
A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba.
Confira tabela completa de ciclovias disponíveis em Praia Grande:
- Rua Coelho Neto e Rua Graça Aranha (Bairro Solemar) – 580 metros;
- Avenida Presidente Castelo Branco (entre os Bairros Solemar e Canto do Forte) – 22.170 metros;
- Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas (entre os Bairros Caiçara e Canto do Forte) – 3.087 metros;
- Avenida Marginal (entre os Bairros Melvi e Ribeirópolis) – 3.580 metros;
- Rua Projetada (Bairro Mirim) -280 metros;
- Marginais da Via Expressa Sul (entre os Bairros Mirim e Boqueirão) – 20.200 metros;
- Rua Sérgio Gregório de Freitas (Bairro Vila Sônia) – 1.400 metros;
- Avenida Presidente Kennedy (entre os Bairros Caiçara e Boqueirão) – 15.640 metros;
- Avenida do Trabalhador (entre os Bairro Antártica e Sítio do Campo) – 4.620 metros;
- Rua Professor Olavo de Paula Borges (Bairro Sítio do Campo) – 325 metros;
- Em frente ao Palácio das Artes (Bairro Boqueirão) – 195 metros;
- Avenida São Paulo (Bairro Boqueirão) – 1.260 metros;
- Avenida Marechal Mallet (Bairro Canto do Forte) – 2.120 metros;
- Avenida Ecológica (Bairro Canto do Forte) – 1.720 metros;
- Avenida Ayrton Senna da Silva (Bairro Intermares) – 1.760 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário