quinta-feira, 8 de março de 2012

Qualidade de ensino em PG agrada pais de alunos, segundo pesquisa

Mais da metade dos responsáveis estão muito satisfeitos

Uma pesquisa divulgada esta semana pela Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande aponta que 50,6% dos moradores que têm filhos matriculados na rede municipal de ensino estão muito satisfeitos e 46,1% afirmaram estar satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela escola pública municipal.
Desenvolvido em dezembro do ano passado, o estudo foi feito através de um questionário online, onde os pais e responsáveis pudessem opinar sobre a qualidade dos serviços prestados nas unidades escolares municipais.
A pesquisa trouxe 22 questões e abordou diferentes aspectos sobre o atendimento aos alunos e pais. De um universo de 39.876 alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, mais da metade dos pais (20.433) respondeu às perguntas.
Deste total, 10.355 responderam estarem ‘Muito Satisfeitos’, diante da pergunta: “Como você se sente em relação à escola que seu filho estuda?” e 9.421 se colocaram como ‘Satisfeitos’. Do total, 634 familiares apontaram ‘Insatisfação’ com a escola, o que representa 3,1%, e 23 pessoas não responderam.
“A opinião dos responsáveis sobre a qualidade de ensino e atendimento que a rede oferece se torna elemento imprescindível para reflexões que nortearão as ações e políticas públicas, vislumbrando melhorias tanto na aprendizagem, quanto no fortalecimento das relações com os responsáveis, promovendo assim a credibilidade na instituição pública”, afirmou a chefe do Departamento Pedagógico da Seduc, Sandra Galvão.
De acordo com Sandra, os dados da pesquisa demonstram que os pais de alunos estão satisfeitos com o atendimento e qualidade de ensino da escola pública do município, o que desmistifica o conceito de que as crianças das escolas particulares aprendem mais.
“A preocupação com o processo de ensino se inicia desde a primeira infância, no ingresso da criança na escola e se estende durante todo o percurso escolar dos alunos. Pois entendemos que o direito a inserção no mercado de trabalho, com igualdade de condições acadêmicas, atinge a todos, independentemente da situação econômica e social”, disse Sandra.
Ainda segundo ela, a Seduc já iniciou debates para sanar os pontos mais vulneráveis, uma vez que a pesquisa apontou o perfil particularizado de cada unidade.
A intenção da Secretaria de Educação de Praia Grande é aplicar novamente a pesquisa em 2012.
IPAT – Os dados da pesquisa realizada pela Seduc contrariam os resultados da pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), segundo a qual a maioria dos moradores reprovam a educação pública.
No entanto, a Seduc não aceitou os resultados da pesquisa do IPAT, por discordar de seus métodos, já que o Instituto não separou o ensino municipal do estadual. Segundo a Secretaria, existe uma diferença muito grande entre as duas redes, portanto uma avaliação feita de forma conjunta não reflete a realidade do ensino municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário