terça-feira, 6 de março de 2012

Saúde bucal atrai atenção de pacientes do Caps

Imagens da boca e dentes foram usados para ilustrar palestra sobre o assunto

Na última segunda-feira (5), aproximadamente 40 pessoas portadoras de distúrbios mentais, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), participaram de uma palestra sobre saúde bucal. Doenças e outros problemas causados pela falta de cuidados com a boca foram abordados de forma didática por dentistas e auxiliares. Após a palestra, todos receberam kits com escovas e pastas dentais.
Para demonstrar como a higiene é importante para o organismo, foram utilizadas imagens da boca e dos dentes, o que despertou a atenção dos participantes. Segundo a psicóloga Alessandra Reuters, o recurso surtiu efeito. “Foi possível notar o interesse dos pacientes pelo assunto. Infelizmente, muitos deles nunca haviam tido acesso a estes ensinamentos”, disse.
Além de aprender que é preciso realizar até quatro escovações por dia, os participantes foram orientados a evitar consumir muito doce e outros produtos que causem cárie. Para o médico responsável pela Atenção em Saúde Mental, Sérgio Paulo de Almeida Nascimento, o aprendizado é válido especialmente para aqueles que já apresentam problemas bucais. “Certamente, muitos deles assimilaram o tema e vão por em prática em suas vidas”, destacou.
Praia – Nesta terça-feira (6), às 10 horas, os pacientes foram levados para um passeio à beira-mar, com direito a mergulho e muitas brincadeiras. Estas e outras atividades terapêuticas ocupacionais e físicas, além da administração de medicamentos, têm colaborado para e recuperação de muitos pacientes que já buscaram atendimento no local e tiveram alta.
A unidade funciona quase como um hospital-dia, em que o paciente chega pela manhã e permanece sob tratamento até ser liberado no final da tarde. Para quem tem dificuldade de chegar ao local todos os dias, um veículo recolhe e devolve os pacientes em suas residências. No Caps, eles podem optar por caminhar, fazer pinturas ou artesanato, conversar ou até dormir.
O serviço funciona das 7 às 17 horas, em dois turnos, de segunda a sexta-feira. A assistência prestada aos pacientes inclui atendimento individual (medicamentoso, psicotrópico, orientação, entre outros) e em grupos (psicotropia, atividades de suporte social, terapia ocupacional etc); oficinas terapêuticas com profissionais qualificados; visitas domiciliares e atendimento à família; atividades comunitárias com integração na comunidade e inserção familiar e social.
O Caps fica na Rua Cidade de Santos, nº 89, Bairro Boqueirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário