sexta-feira, 16 de março de 2012

Telecentro Comunitário funciona como lan house

Serviço tem início na segunda-feira (19). Unidade fica no PIC Quietude

A comunidade do Bairro Quietude e adjacentes terão a oportunidade de utilizar a internet de forma gratuita. Isso porque a unidade do Telecentro Comunitário funcionará também como lan house, de segunda a sexta-feira, das 12 às 13 horas. O Telecentro funciona dentro do Programa de Integração e Cidadania (PIC) Quietude, localizado na Avenida Milton Daniels, s/nº.
A ideia de montar a lan house surgiu para atender a uma necessidade dos alunos do curso de informática oferecido pelo Telecentro. “Percebemos que eles não conseguiam acessar os seus e-mails, por não terem computador em casa. Então pensamos em aproveitar esse horário que ficava em aberto para oferecer um momento de descontração e lazer a todos”, destacou a diretora do PIC Quietude, Sueli Dantas.
O serviço começa na segunda-feira (19). Para utilizar a rede, basta telefonar para a unidade (3496-5063) e reservar uma vaga. “Não tem limite de idade. Pode participar quem quiser. Só pedimos para, quando agendarem um horário e por algum motivo perceberem que não conseguirão comparecer, nos comunique para que possamos encaixar outra pessoa”, completou a diretora.
Estrutura - O Telecentro foi inaugurado em 26 de fevereiro de 2010. Desde então, a unidade já atendeu 469 alunos. O laboratório conta com dez computadores conectados à internet banda larga. A estrutura compreende ainda servidor de informática, central de monitoramento com câmera de segurança, estabilizadores, impressora à laser e projetor multimídia.
O Telecentro fica conectado à web por intermédio de um sistema chamado Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), coordenado pelo Ministério das Comunicações. Com isso, foi possível criar uma rede de aprendizagem, que utiliza softwares livres, para promover a comunicação comunitária e o gerenciamento coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário