quarta-feira, 14 de março de 2012

Time do Emprego terá nova turma em abril

Objetivo é orientar jovens na busca pelo primeiro emprego


Os encontros da primeira turma de 2012 do Time do Emprego estão previstos para ter início em abril. A proposta do programa é orientar e preparar jovens em busca do primeiro emprego ou até mesmo aquelas pessoas que estão fora do mercado de trabalho há muito tempo.
O programa é desenvolvido pela Secretaria estadual de Relações de Emprego e Trabalho, em parceria com a Secretaria municipal (Seret), que promove 12 encontros semanais, de cerca de 3 horas de duração cada, nos quais os participantes trocam experiências e buscam juntos encontrar soluções para obter uma colocação.
De acordo com o chefe do Departamento de Emprego e Trabalho da Seret, Thiago Monti, a primeira turma, realizada entre novembro e dezembro do ano passado, teve 38 inscritos, sendo que desses, 19 efetivamente frequentaram os encontros. “Mas o interessante é que desse número, 14 conseguiram uma colocação no mercado de trabalho e apenas um ainda não conseguiu emprego. No Estado, o índice de aprovação é de 75%”.
O conteúdo do programa abrange dez temas: "Orientações gerais sobre o Time do Emprego", "Quem sou eu, minhas habilidades e competências", "Desenvolvimento do currículo", "Formulários de solicitação de emprego e entrevista", "Técnicas da procura de emprego", "Este emprego é pra mim", "Mantendo-me saudável", "Testes aplicados pelos empregadores", "Planejamento financeiro" e "Trabalho por conta própria".
Essas informações, segundo o chefe do Departamento, são importantes não só para que o candidato aprenda como fazer um currículo ou se portar em uma entrevista de emprego, como também para seu auto-conhecimento, descobrindo suas aptidões.
Foi o caso da estudante Bianca Pacheco da Silva, que conseguiu uma vaga de emprego temporário como vendedora em uma loja na Ocian, em Praia Grande, após participar do Time do Emprego. Para ela o mais importante foi aprender a elaborar um currículo. “Eu não sabia como colocar as informações e o que era importante. Além disso, fizemos dinâmicas de grupo que me ajudaram na entrevista e que, com certeza, vão me ajudar nas próximas”.
Para participar do programa é preciso ter mais de 16 anos e procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para realizar as inscrições, que devem ser abertas no final deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário