terça-feira, 3 de abril de 2012

Consumir ovos de páscoa exige cuidados

Nutricionista dicas para a escolha certa dos chocolates saudáveis
Uma das iguarias mais consumidas na Páscoa, o chocolate, tem particularidades que poucos conhecem e que podem ser saudáveis ou prejudiciais à saúde. Para orientar a população, o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), disponibiliza informações nutricionais do produto que ajudam na escolha do tipo ideal do chocolate. Os amargos são os mais indicados, em razão do alto teor de cacau em sua composição.
Além de agir como protetor cardiovascular, o chocolate estimula a produção da feniletilamina, substância que causa a sensação de bem-estar por meio outro elemento, a serotonina, um neurotransmissor conhecido comosubstância química do bem-estar. Por outro lado, o chocolate também é considerado o vilão das dietas, em razão de sua grande quantidade de calorias. Por este motivo, deve ser consumido moderadamente para não causar obesidade.
Para a nutricionista especializada em Segurança Alimentar Maria Cristina de Freitas Souza, da Sesap, a recomendação é saber escolher e dosar a quantidade a ser consumida.É possível aproveitar os benefícios do chocolate sem prejudicar a saúde. Não abusar e saber escolher o tipo ideal é a grande vantagem, salienta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade segura para consumo diário de chocolate é de 50 gramas, o equivalente a um tablete pequeno do produto. O abuso deve ser evitado, principalmente, nos tipobrancoeao leite. O primeiro em razão de possuir em sua composição somente a manteiga de cacau e não a semente, que é mais saudável ao organismo.
Conforme a nutricionista, alguns especialistas consideram que o chocolate branco nem deveria estar entre as categorias de chocolate.Por não ter quantidades significativas de cacau, esse tipo de chocolate é menos recomendável. Além disso, é um dos que possui as maiores calorias por quilograma, destacou.
Mais atraentes, os chocolates ao leite também são calóricos, apresentando um sabor mais adocicado, que a semente do cacau é substituída, em parte, por leite em e manteiga de cacau.
Outro tipo pouco recomendável é o chocolate diet, desenvolvido para diabéticos.O açúcar é substituído por adoçante, porém este modifica a textura do chocolate. Para compensar, recebe mais gordura, tornando seu valor calórico semelhante ao chocolate convencional, acrescentou Maria Cristina.
Além dessas informações, o consumidor deve estar atento a outras dicas importantes, especialmente na compra de ovos de páscoa.
No rótulo, se o açúcar aparecer em primeiro lugar na lista de ingredientes significa que o componente está presente em maior quantidade que os demais no produto.Na hora da compra, é preciso observar as condições de armazenamento do chocolate, que deve estar em local fresco e arejado. A embalagem deve estar íntegra, sem furos ou amassada, contendo todas as informações de sua composição em seu rótulo, como data de validade, nome e endereço do fabricante, informação nutricional, entre outros, finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário