quinta-feira, 19 de abril de 2012

Curso aborda manipulação de alimentos

Capacitação gratuita é dirigida a trabalhadores em bares, restaurantes e similares
Nesta quinta-feira (19), acontece mais um treinamento “Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos”, para trabalhadores em lanchonetes, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que comercializam alimentos. O curso é gratuito e tem carga horária de oito horas, divididas em quatro dias (duas horas por dia). As aulas são ministradas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
A capacitação aborda a forma correta de lidar com a cozinha e destaca as atitudes impróprias no manuseio de alimentos. Imagens registradas pela Vigilância Sanitária de estabelecimentos flagrados com irregularidades são exibidas durante o curso. O objetivo é enfatizar os riscos a que estão expostas as pessoas que consomem alimentos manipulados inadequadamente e as penalidades aos responsáveis.
Segundo a nutricionista especializada em Segurança Alimentar Maria Cristina de Freitas Souza, a capacitação traz recomendações que constam no Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, previstas na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “É um aprendizado que traz benefícios para o dono do comércio de alimentos e para o consumidor”, ressalta.
Para participar, basta se inscrever na sede da Sesap, na Avenida Presidente Kennedy, 8.850, Bairro Mirim, das 9 às 16 horas. As inscrições podem ser feitas com até um dia de antecedência e os interessados devem apresentar cópia do RG e uma foto tamanho 3x4.
Os cursos acontecem também nas seguintes datas: maio (dias 17, 18, 24 e 25); junho (dias 21, 22, 28 e 29); agosto (dias 23, 24, 30 e 31); setembro (dias 20, 21, 27 e 28); outubro (dias 18, 19, 25 e 26); e novembro (dias 22, 23, 29 e 30).
São disponibilizadas 30 vagas por curso e, no final, os participantes recebem um certificado de Capacitação no Treinamento de Manipulador de Alimentos, desde que tenham 100% de frequência às aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário