quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vereadores mirins visitam Assembleia Legislativa

Ação faz parte de projeto que contribui com a formação da cidadania

Os 14 alunos eleitos vereadores mirins e seus suplentes, além do prefeito mirim e seu vice-prefeito, da rede municipal de Praia Grande, conheceram a Assembleia Legislativa, em São Paulo, na última terça-feira (10). A atividade faz parte do projeto Cidadania Mirim, que tem o objetivo de levar ao conhecimento dos alunos a rotina dos poderes públicos (legislativo e executivo), contribuindo para a formação da cidadania entre os jovens e para o desenvolvimento do espírito crítico e opinativo. Os vereadores mirins foram eleitos pelos próprios alunos municipais e o mandato é de um ano.
Acompanhados pelas pedagogas comunitárias de suas respectivas escolas, os alunos conheceram as dependências da Assembleia, acompanharam a abertura da sessão na plenária, conheceram fatos curiosos, ouviram sobre a história de São Paulo e apreciaram exposição de obras de arte. Tudo foi apresentado e acompanhado por monitores da casa.
De acordo com a chefe da Divisão de Ação Comunitária da Secretaria de Educação (Seduc), Valkíria Medeiros, um dos destaques da visita foi a abertura da sessão plenária, quando o presidente da Assembleia agradeceu a presença dos alunos de Praia Grande e a equipe de professores. “Nesse momento, a imagem dos alunos e da equipe foi reproduzida na tela com transmissão ao vivo para a TV Assembleia, enquanto o presidente fez a apresentação do Projeto Cidadania Mirim para os telespectadores. Para os alunos, foi o auge do evento. Eles ficaram muito empolgados!”, diz.
Segundo Valkíria, outros deputados parabenizaram a Prefeitura de Praia Grande pelo projeto Cidadania Mirim e até elogiaram o fato do município contar com pedagogas comunitárias. “Ele também deram palavras de incentivo às crianças para que se envolvam nas questões políticas a fim de fazerem a diferença no futuro. Os alunos aproveitaram muito todos os momentos. Percebemos a euforia na volta, dentro do ônibus, onde não paravam de falar e rever as fotografias”.
A vereadora mirim Larissa dos Santos Ferreira, 12 anos, eleita pelos alunos da EM Roberto Shoji, ficou mais motivada depois da visita. “A experiência me fez pensar em meu projeto, onde solicitei melhorias para o meu bairro, o Caieiras. Percebi que, em São Paulo, os deputados estaduais também elaboram seus projetos visando melhores condições para as cidades. Achei muito interessante participar dessa visita, pois vivenciamos o dia a dia dos deputados".
A aluna Bianka Noemy Santos de Oliveira, que cursa o 4º ano na escola Cidade da Criança, afirmou: “Achei muito legal a visita, pois aprendi sobre a importância do papel dos deputados e achei interessante as propostas apresentadas por eles”.
Histórico - Implantado pela Secretaria de Educação (Seduc) em 2009, em parceria com a Câmara Municipal, o projeto Cidadania Mirim promove a escolha de estudantes que, representando sua comunidade no Legislativo, e tendo como “padrinho” um vereador da Cidade, acompanham por um ano os trabalhos da Câmara e Prefeitura, com direito a indicar propostas. O mandato deles é de um ano. Para escolha dos vereadores mirins, é feita uma eleição nas escolas municipais de Ensino Fundamental, onde apresentam uma proposta com melhorias para a comunidade onde vivem. De acordo com o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, a intenção é inserir os alunos no contexto político social do município, fazendo com que elaborem, juntamente com a comunidade local, propostas que atendam interesses coletivos, possibilitando discussões sobre questões que os levem a compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário