quinta-feira, 24 de maio de 2012

Viaduto da Avenida Ayrton Senna está na fase de aterro da pista

Serão necessárias um total de 2,3 mil viagens de caminhões

Quem passa com frequência pela Avenida Ayrton Senna, na entrada da Cidade, já deve ter notado o maior movimento de caminhões no entorno e na área de obras de remodelação da via, nas últimas semanas. É que, após a instalação das dez vigas de concreto protendidas, com 38 metros de extensão e 70 toneladas de peso cada uma, em março, agora estão em andamento os serviços complementares de estruturação da base da obra. Na atual fase, o terreno começa a ser aterrado nas laterais da base de concreto, já preparando-o para a confecção da pista que passará sobre o viaduto, que, quando concluído, terá extensão de 300 metros e vão de passagem de 35, com 4 metros de altura. A obra está prevista para ser entregue em junho.
“Para se ter uma ideia da dimensão desta obra, deverão ser utilizados cerca de 35 mil metros cúbicos de aterro no local. Para entender melhor o que significa esse volume, serão necessárias cerca de 2,3 mil viagens de caminhão, se utilizarmos 15 m³ de aterro como média transportada”, explicou o secretário de Obras Públicas e Habitação (Seop), Luiz Fernando Lopes.
Devido ao maior movimento de veículos, materiais e máquinas na área de obras, a Seop alerta os motoristas para que redobrem sempre a atenção no local das obras. “Se não for possível evitar a Ayrton Senna, pedimos paciência e compreensão, afinal, o transtorno será por um breve período, mas a obra beneficiará a todos por muitos anos”, falou o titular da Seop.
Ayrton Senna - A Administração Municipal está investindo R$ 35 milhões na obra. Na segunda etapa do serviço, será construído um túnel no trevo ‘Y’ (em frente ao Makro). Esta fase só terá início após o encerramento do viaduto em obras.
Com a remodelação total da Avenida Ayrton Senna, serão eliminados os cinco semáforos e cruzamentos da via, proporcionando maior fluidez no sentido Litoral Sul, e também em direção à Rodovia dos Imigrantes ou às demais cidades da Baixada Santista, como São Vicente e Santos.
“Além de oferecer maior qualidade no trânsito aos munícipes e turistas, esta remodelação também tem como destaque a questão de segurança para os pedestres e ciclistas”, ressaltou o secretário.
A primeira etapa da obra ocorreu em junho de 2011 com a demolição do antigo portal de entrada da Cidade. A Seop também construiu uma alça de acesso para os motoristas que estão na Avenida Marechal Mallet e querem seguir para a Via Expressa Sul. Com a conclusão do acesso, os veículos podem entrar diretamente na pista sem a necessidade de pegar a Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, passar sob o primeiro viaduto e seguir pela Ministro Marcos Freire até o acesso, como ocorria antigamente.
No início de fevereiro, a Seop e a Sabesp finalizaram a implantação da nova rede de abastecimento localizada na via. Foram remanejadas duas adutoras de água tratada (700 e 300 mm de diâmetro). Cerca de 100 profissionais participaram do serviço, além de máquinas de grande porte, como caminhões, escavadeiras e guindastes.
Em março, foram instaladas as dez vigas de concreto protendidas, que foram içadas por guindastes especiais e instaladas sobre as cortinas de concreto armado, montando o vão coberto, e também a base das pistas, por onde passarão os veículos.
Novo portal - O projeto do novo portal é um misto de modernidade e acessibilidade. A construção de um arco, maior e mais moderno, alcançará todas as pistas e funcionará como passarela para os pedestres. O local contará com elevadores nas laterais, destinados as pessoas portadoras de deficiência física.
Esse acesso interligará os dois pontos de ônibus e evitará que as pessoas se exponham ao risco de atropelamentos. Veículos saindo ou chegando ao shopping também terão acessos inferiores exclusivos, sem interrupções por semáforos.

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