quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Usafa aborda dengue em teatro infantil

Unidade da Vila São Jorge terá doces, pipocas e suco adquiridos por funcionários


Agentes comunitários de saúde da Usafa São Jorge prepararam uma festa para as crianças, com direito a doces, brinquedos e teatro cujos atores serão os próprios funcionários. As brincadeiras terão início na tarde desta quinta-feira (13) com a presença de aproximadamente 30 crianças, entre elas pacientes que aguardam por consulta e algumas da comunidade local.
A iniciativa contará com a mobilização de praticamente todos os funcionários, que com recursos próprios adquiriram doces, salgadinhos, pipocas e suco para a festa.
Conforme a supervisora da unidade, Tatiane Guaitolini, pelo menos 10 pessoas estarão envolvidas na elaboração de uma peça teatral com o tema Dengue. “O objetivo é alertar as crianças sobre as visitas das agentes nas casas. Dessa forma, elas podem cobrar os pais para que deixem os agentes fazerem o trabalho da dengue na suas casas, para que não tenha o mosquito e ninguém fique doente”, disse.
O trabalho de conscientização por meio do teatro será feito por agentes comunitários de saúde e um auxiliar de Enfermagem. Nas mensagens serão demonstradas como as pessoas fazem a recusa da visita de um agente para verificação de foco da dengue. De maneira didática, os “artistas” mostrarão as consequências com todos no bairro ficando doentes. Três personagens, denominados os “Super Limpos”, investigam a causa e eliminam o mosquito.
O intuito da brincadeira é usar a descontração para enfatizar o problema que as equipes de Controle de Zoonoses enfrentam todos os dias ao fazerem as vistorias domiciliares. “Também vamos mostrar e ensinar as crianças o que deve ser feito para evitar o foco da dengue, não deixando latas, garrafas, pneus acumulando água, além de orientar que se deve colocar areia nos vasos de plantas, entre muitas outras recomendações”, destacou a supervisora.
A Usafa São Jorge fica na Avenida dos Trabalhadores, 4.242, Bairro Antártica, próximo da Escola Estadual Sylvia de Mello.


Nenhum comentário:

Postar um comentário