quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comissão Municipal se reúne em busca de maior empregabilidade em PG

Membros foram eleitos na terça-feira (25). Encontros ocorrem uma vez por mês


Composta por três bancadas: dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público, a Comissão Municipal de Emprego de Praia Grande realizou eleição dos membros na quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret), no Bairro Quietude. O objetivo da comissão é de agregar as forças dos empresários, empregados e poder público na busca da empregabilidade dos moradores de Praia Grande.


“No passado vivenciamos grande dificuldade nessa interação. Pretendemos que a nova comissão interaja de forma que todos participem e tenham empenho no desenvolvimento de trabalhos em busca da geração de emprego para as pessoas de Praia Grande, especialmente no setor do comércio, serviços e construção civil que são vocações do Município”, explicou o secretário de Relações de Emprego e Trabalho, Getúlio de Matos, eleito presidente da Comissão.


Matos destacou que a comissão municipal se reunirá mensalmente. “Nesses encontros serão determinadas prioridades. Além disso, os membros poderão participar das reuniões mensais da comissão estadual, que possibilitará trazer para Cidade alguns programas do Governo do Estado. Queremos ainda potencializar o trabalho, tanto no Banco do Povo Paulista quanto no Programa de Apoio ao Trabalhador, o PAT, que são vinculados a comissão municipal de emprego”.


O calendário anual de reuniões foi aprovado. Os encontros acontecerão sempre na última quarta-feira do mês, ás 10 horas, em sistema de rodízio entre as três bancadas: Governo,Trabalhadores e Empregadores ,sendo que a próxima será na Bancada dos Trabalhadores, cujo o local será designado pelos mesmos.


Coordenador da Força Sindical na Baixada Santista, Hebert Passos Filho, participou da reunião. “Esta comissão é tremendamente importante para suprir a demanda da dificuldade que temos na região de fazer que o desempregado tenha o perfil da vaga de emprego que está sendo gerada, e a função da comissão é essa, por ela ser tripartite facilitará ainda mais as contratações porque as demandas serão reconhecidas”.


Já o assessor da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Baixada Santista Fernando Luiz Dias Rodrigues disse que a entidade participa do processo desde a concepção do sistema público de emprego trabalho e renda. “Uma forma de efetivarmos a constituição do sistema é a participação das comissões já que as coisas acontecem nas cidades, nos locais em que as pessoas moram e trabalham”, e ainda elogiou a iniciativa “Estou surpreso com o espaço físico oferecido para o desenvolvimento dos trabalhos. É muito bom ver pessoas oriundas do movimento sindical como o Getúlio de Matos (presidente da comissão) e Marivaldo Silva Lopes (coordenador de projetos) demonstra que Praia Grande tem uma visão avançada sobre esta questão”.


Eleita representante da Bancada do Poder Público pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), a assessora jurídica Georgia Carriço destacou que a pasta agirá em parceria com a comissão. “A Sepros trabalha com os PICs (Programas de Integração e Cidadania) e Cafes (Centro de Apoio à Família do Educando) que desenvolvem cursos profissionalizantes para comunidade e realiza pesquisa local das necessidades dos cursos e proporcionamos gratuitamente essas capacitações. A comissão poderá nos apontar as necessidades dos cursos de capacitação”.


Uma das áreas mais atuantes no Município, a da construção tem em sua bancada de empregadores o Sindicato da Construção (Sinduscon), representado titular Ricardo Berchizza e pelo suplente Alexander Ramos que enfatizou a possibilidade de se realizar parcerias para qualificação da mão de obra. “Na construção civil temos muita demanda de mão de obra qualificada e temos acompanhado diversos casos em que a construção civil tem declinado um pouco do seu contingente em função de não ter essa mão de obra qualificada, que dificulta a realização da obra pelo custo alto e aumento do valor do imóvel. Essa é uma oportunidade de nos reunir para constituir escolas de qualificação”.


Confira a constituição das bancadas:






- Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de SP


Fabio Figueiredo Lopes


Adelaide Berwerth Machado






- Secretaria da Relação do Emprego e Trabalho


Getúlio de Matos


Marivaldo Silva Lopes






- Secretaria de Promoção Social


Geórgia Carriço


Vânia Gimenez






- Força Sindical


José Francisco da Rocha


Givanildo Berto






- Central Única dos Trabalhadores (CUT)


Francisco Nogueira


Fernando Luiz Dias Rodrigues






- União Geral dos Trabalhadores - UGT


Tanivaldo Monteiro Dantas


José Marques Gomes da Silva






- Associação Comercial


Eloy Robson Andrade Catão


João Lopes






- Sindicato da Construção -Sinduscon


Ricardo Bechizza


Alexander Ramos






- Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – Creci


Marcos Viana


Adelino Augusto Andrade Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário