quinta-feira, 26 de maio de 2011

Índios e alunos de PG comemoram o Dia da Mata Atlântica sexta-feira (27)

Evento acontece na escola 19 de Janeiro, no Bairro Ribeirópolis

Nesta sexta-feira (27) é comemorado o Dia da Mata Atlântica. Em função disso, cerca de 180 alunos da rede municipal de ensino farão várias atividades em conjunto com um grupo de 35 crianças indígenas de uma aldeia de Peruíbe. A ação acontece na escola municipal 19 de Janeiro (Rua Flávio Monteiro de Castro, 500, Bairro Ribeirópolis). Haverá atividades também na EM Domingos Soares de Oliveira, no mesmo bairro.


A ação é desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc) e o encontro dos estudantes com os indígenas da Aldeia Piaçaguera Ywy Pyaú acontecerá no período da manhã.


“Recentemente um grupo de alunos da escola 19 de Janeiro visitou a aldeia e agora os índios nos fazem essa visita como uma retribuição. As atividades que serão desenvolvidas foram programadas sobre o conteúdo de projetos realizados pelas escolas”, disse a coordenadora de Educação Ambiental, Glória Bruno.


A data marca a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, públicas e privadas, e melhorar a gestão daquelas que já existem.


A Mata Atlântica foi considerada patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 (art 225, § 4°) e pelo Decreto 750, de 10 de fevereiro de 1993. Posteriormente, outro decreto presidencial, de 21 de setembro de 1999, instituiu o dia 27 de maio como dia da Mata Atlântica.


A data foi escolhida porque em 27 de maio de 1560 o padre José de Anchieta assinou a “Carta de São Vicente”, onde descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.


Confira a programação:


Escola 19 de Janeiro






1) 9h às 9h10 – Recepção aos índios Piaçaguera com os nossos “índios da escola” (da gincana) entregando a mensagem da paz feita pelo grupo;


2) 9h10 às 9h35 – Música de recepção no jardim da escola (sobre pluralidade cultural e amizade – rap e poesias feitos pelos alunos – roda de conversa);


3) 9h40 às 10h – Dança no refeitório – ballet e jazz;


4) 10h às 10h20 – Futebol na quadra ou pinturas da natureza no CD – reuso (dois grupos farão as atividades simultaneamente);


5) 10h30 às 11h – Vídeos na sala de karatê – “Expresso 19” e “Nuvem Feliz” – “Passeio na aldeia postado no YouTube” e entrega do DVD de presente – Blog da Aymará;


6) 11h às 11h40 – Almoço com os índios.


Escola Domingo Soares de Oliveira






1) Painel de Chamada (sensibilização) que ficará na entrada da Escola durante a semana do evento: Árvore dos serviços ambientais para sensibilização dos alunos e comunidade.


2) Exposição no Pátio (durante o horário do intervalo): Material do museu: herbário, sementes, animais; Painel “Tira o Lixo, põe o Bicho”; Maquete da mata; Painel do ciclo da água; Terrário.


3) Sala de Vídeo (ao longo do período de aula): Vídeos: Tráfico de animais e Mata Atlântica; Breve explanação sobre o tema.


4) Atividade lúdica: Quebra Cabeça Gigante, para os alunos do período vespertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário