quinta-feira, 26 de maio de 2011

Exposições Mare Nostrum visitam escolas de PG

Bairros Ocian, Melvi e Glória recebem itinerância nas próximas semanas


O projeto “Memória do Seu Bairro”, do Museu da Cidade, inicia a programação itinerante das exposições Mare Nostrum I e II, que conta, através de registros fotográficos, a história dos bairros mais antigos de Praia Grande. Em exposição na EM Lions Clube, do Bairro Ocian até o dia 31 de maio, os painéis seguem para a E.E Vilma Catharina Mosca Leone, no Bairro Melvi, onde ficam até o dia 13 de junho. Em seguida, é a vez da E.M Professora Elza Oliveira de Carvalho, no bairro Glória, receber as mostras, até 20 de junho. As exposições devem servir como base para trabalhos pedagógicos definidos livremente pelos professores.


“São duas exposições de memória, mas com características diferentes”, comenta a representante do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima. “O objetivo é estimular o visitante a ter um outro olhar sobre sua cidade, enxergando-a como patrimônio”, define.


Compostas por painéis onde imagem e texto se misturam, as mostras contam a história da formação dos bairros de Praia Grande (Mare Nostrum I) e a relação do cidadão com sua cidade (Mare Nostrum II). Na primeira exposição, bairros como Guilhermina, Flórida, Aviação e Ocian, entre outros, surgem com especificidades até então desconhecidas, que ajudam a construir a noção de importância daqueles núcleos para a formação de Praia Grande.


“Partimos da história dos bairros planejados, trabalhando com as imagens e informações pertencentes ao acervo do Município”, explica Márcia. “Alguns surgiram do que inicialmente era um sítio, que foi dividido em loteamentos. Outros nasceram de ocupações espontâneas e só depois foram regulamentados”.


Já em Mare Nostrum II, o visitante encontra um recorte da memória urbana de Praia Grande. As relações entre cidade e cidadão vêm representadas através do cotidiano do Município, em imagens que remetem a trabalho, transporte, religião, comércio e outros setores de atividades sociais. Para Mônica, os textos, dessa vez mais curtos, remetem à poética desta relação e estimulam à reflexão. “A exposição do conceito de nascimento, vida e morte. A partir destas três fases do ser humano, evidenciamos a interação entre o espaço e seus moradores, e a importância desta relação para a construção da identidade de seus cidadãos”.


Mare Nostrum – O nome dado às exposições “Mare Nostrum” (do Latim, Nosso Mar), refere-se à inscrição existente na bandeira do Município. Em formato redondo português, cortado e partido, O Brasão de Armas de Praia Grande traz em seu primeiro campo as armas de Martim Afonso de Souza, e no segundo, uma Cruz de Cristo. No alto do terceiro campo, um morro de prata e, em baixo no fundo do Brasão, faixas de prata. Como suporte, à direita um ramo de louros e à esquerda um ramo de carvalho, ambos na sua cor natural. Por timbre uma coroa mural, tendo sobre a porta principal, um escudete de blao (azul), com duas chaves cruzadas, postas en santor. Num listel de goles (vermelho) a legenda latina "Mare Nostrum".

Nenhum comentário:

Postar um comentário