quinta-feira, 23 de junho de 2011

Conselho do Irmã Dulce elogia obras no PS Central

Aparelhamento e a qualidade do serviços a serem oferecidos foram destacados


Perto de ter concluída a primeira etapa de obras, o Pronto-Socorro Central recebeu a visita de membros do Conselho de Administração do Hospital Municipal Irmã Dulce, agora Complexo de Saúde. A visita ocorreu após reunião do órgão no anfiteatro, na semana passada. O conselho é formado por representantes da Fundação do ABC (FUABC), que gerencia o hospital desde agosto de 2008 e o PS, há dois meses; do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) e do próprio hospital.


A convite do superintendente do complexo, Inácio Lopes Júnior, que conduziu a reunião, os conselheiros conheceram as principais mudanças no pronto-socorro, tanto na parte física, como a remodelação da recepção; quanto na técnica, como novos fluxos de trabalho e mais profissionais. A administradora do PS, Margarete Menezes, e a coordenadora da equipe de Enfermagem, enfermeira Ana Paula Andrade Carvalho, acompanharam a visita.


A conselheira Regina Célia Luz, que também faz parte do Comusa, acredita na excelência do atendimento após o fim das obras. “Pela mudança no layout e a expectativa de melhora, já senti uma humanização diferenciada, mas a transformação invisível é a de maior sucesso”, observou.


Integrante da congregação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), o conselheiro Mauro Sancovski também aprovou o que viu. “Fico impressionado, cada dia mais, com a melhoria do Irmã Dulce no atendimento à população. Com esses avanços, o hospital se prepara para absorver a parte mais acadêmica”, disse, referindo-se à meta de futuramente a unidade se tornar um espaço pedagógico em Medicina e outras áreas da Saúde.


O conselheiro Gilberto Santana dos Santos, outro integrante do Comusa, elogiou a gestão da FUABC: “Essas mudanças vão ao encontro do que os munícipes almejam”. Fundamental para exercer o controle social do SUS, o Comusa tem como atribuições fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de Saúde no Orçamento do Município, entre outras.


Obras – Até o final do ano, a estruturação do novo pronto-socorro estará completa, com atendimento pediátrico, novas salas de emergência e outras melhorias. O projeto contempla duas fases de obras. A primeira, em fase final, envolve climatização do ambiente, com cortina de ar na porta de entrada; reparos elétricos e hidráulicos; pintura e manutenção. A recepção funcionará com cinco guichês envidraçados e por sistema de senhas com chamada em placar luminoso. Ao fundo, a Ouvidoria atenderá numa sala de vidro. Haverá ainda sala de triagem, criação de fraldário para as mães e brinquedoteca para crianças que acompanham os adultos.


Mais complexa, a segunda fase de obras prevê o setor de atendimento em Pediatria e as novas salas de emergência, que vão funcionar no mesmo lugar, mas serão mais amplas e com melhor estrutura. A emergência contará com dois ambientes distintos – um para crianças, outro para adultos. Nesta etapa, o atendimento emergencial será provisoriamente deslocado para outra sala que está sendo adaptada para receber os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário