segunda-feira, 27 de junho de 2011

Evento chama atenção para queda de idosos

Palestras, oficinas e distribuição de material informativo ocorreram dia 22, em PG

Cerca de 50 pessoas, na faixa etária entre 60 e 65 anos participaram, no último dia 22, de um debate sobre prevenção de quedas de idosos. O evento, que lembrou o Dia Mundial de Prevenção a Quedas da Pessoa Idosa, contou com palestras, oficinas e sorteios de brindes. A programação foi elaborada por profissionais do CEMAS, que atendem familiares de pacientes com Alzheimer. As atividades ocorreram no Espaço Conviver do bairro Guilhermina.


Os trabalhos tiveram início com as palestras: “A queda da pessoa Idosa”, proferida pela fisioterapeuta Tatiane Vieira do Carmo, e “Estratégias para prevenção de quedas”, com a terapeuta Ocupacional Mirella Chaves Hespanhol. Além da palestra, foi distribuído material informativo aos participantes e uma oficina de Vivência Corporal, com o professor convidado Alexandre Daniel Spacassasi, também atraiu a atenção do público presente.


A descontração do ambiente ficou por conta dos sorteios de livros, CDs e diversos outros objetos obtidos por meio de doação. Para a assistente Social Luciene Oliveira Dutra, uma das organizadoras do evento, o resultado superou as expectativas. “Recebemos muitos elogios e até sugestões para que isso ocorra mais vezes”, disse.


As quedas e suas consequências para as pessoas idosas no Brasil têm aumentado de forma significativa. Conforme apurado pelos profissionais, aproximadamente 30% dos idosos que vivem na comunidade sofrem queda, ficando 50% deles com a mobilidade reduzida. Destas pessoas, entre 5 e 10% acabam sofrendo fraturas.


A OMS (Organização Mundial de Saúde) registra um milhão de fraturas de fêmur de idosos no mundo, 600 mil só no Brasil, sendo 90% causadas por quedas. “Está na hora de mudar esse quadro e só conseguiremos isso com a população bem informada e consciente”, enfatizou Luciene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário