sexta-feira, 10 de junho de 2011

Festa do Desapego estimula redução de consumo

Evento fez parte da Semana do Meio Ambiente


Trocar algum acessório ou roupa boa que você não usa mais por outra peça usada de outra pessoa, mas também em bom estado. Isso resolve a vontade de ter uma roupa diferente, sem precisar gastar dinheiro nem matéria-prima do meio ambiente. Esse gesto simples em defesa da natureza foi a essência da “Ecomoda - Festa do Desapego”, evento ocorrido esta semana na Escola Ambiental, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. O público-alvo foram as diretoras e assistentes escolares, pedagogas e outras profissionais da Educação.


Cada participante trouxe uma ou mais peças (roupa, bolsa, sapato, bijouterias) que não usava mais para expor no evento, recebendo uma fichinha que dava o direito da pessoa escolher outra peça para levar para casa. Cerca de 20 pessoas participaram do evento, que contou com mais de 50 peças para as trocas. “Estou levando dois cachecóis e um casaquinho. Já estou pronta para o inverno”, diz a assistente de direção escolar Andrea Valpereiro, que trouxe duas calças. “Temos que nos desapegar mesmo das coisas, trocar o que temos de bom e evitar o consumo excessivo”, acrescenta.


De acordo com a coordenadora da Escola Ambiental, Glória Bruno, o objetivo do evento foi levar as pessoas a refletirem sobre o consumo exagerado e desnecessário, tão comum na sociedade capitalista. “Mudar de atitude é necessário para que se reduza o consumo de matéria-prima do meio ambiente, diminuindo a degradação da natureza. Esse momento de troca faz com que as pessoas se conscientizem de uma maneira prazerosa, se confraternizando”, ressaltou Glória.


Antes de efetuarem as trocas, as participantes assistiram trechos do filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom” e conversaram sobre a necessidade de se reduzir o consumismo excessivo. Também degustaram bolos, doces e outros petiscos feitos com reaproveitamento de alimentos, como cascas de laranja e banana. “Foi uma iniciativa muito interessante. Sem contar que foi também um momento de socialização. As pessoas estão aqui juntas, conversando, brincando, se reencontrando e isso tudo é muito bom”, destacou a diretora escolar Kátia Ribeiro Dias, que ficou com um colar.


A diretora escolar Ghislaine Pinheiro, que levou para casa um vestido, se preocupa bastante com a questão do consumismo desnecessário, inclusive já promoveu, recentemente, um evento parecido na escola 19 de Janeiro. “A importância desse tipo de evento é nos levar a rever nossa postura para poder modificá-la num futuro próximo. Se cada um fizer isso no seu espaço, na sua família, quem sabe no futuro a gente consegue reduzir o consumo e ajudar o meio ambiente”, enfatiza.


A pedagoga comunitária Anádia Caires Gomes, que escolheu um sapato, comenta que sua família já tem essa prática. “Minhas irmãs moram em cidades diferentes. Então, nas férias, quando nos reunimos, levamos todas as peças que não estão sendo usadas, nossas e de nossos filhos, para trocarmos umas com as outras. É o nosso brechó familiar. Deixo aqui meu incentivo para que outras famílias façam igual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário