quarta-feira, 22 de junho de 2011

Missa marca restauração de imagem no Irmã Dulce

Ato também contará com entrega de sacrário (para hóstias), na capela local



Nesta quarta-feira (22), às 9 horas, o padre Thomas Puzhahara celebrará missa no anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande para marcar a entrega da imagem restaurada de Nossa Senhora das Graças à capela do Complexo de Saúde. A capela também receberá um sacrário em madeira entalhada para guardar as hóstias consagradas. O hospital fica na Rua Dair Borges, 550, Bairro Boqueirão.


A restauração foi realizada pela equipe do Museu da Cidade da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O trabalho consistiu na reparação dos danos causados pelo desgaste natural e na preservação contra mofo e ação de cupins, além de nova pintura. Atenção especial foi dada às mãos, que apresentavam dedos quebrados. “As mãos ficam mais vulneráveis porque são onde os fiéis se apóiam, onde são colocados os terços”, esclarece a artista plástica Maria de Lourdes Marszoleck Bueno, que coordenou a equipe.


A imagem passou por lavagem, raspagem e teve a base em madeira arrancada para que receber uma nova estrutura. Danos, como buracos, foram consertados e a pintura, refeita. “Optamos por um leve barroco, obedecendo às cores da santa, azul e branco”, prossegue. “Buscamos o máximo de suavidade porque ela é, ao mesmo tempo, serena e poderosa.”


Apoio religioso - A capela está à disposição de familiares e acompanhantes para momentos de religiosidade sem que eles precisem que se ausentar do hospital. Os gestores planejam construir uma nova capela junto à recepção principal do hospital, mas o projeto arquitetônico está em fase de elaboração. A ideia é criar um espaço mais amplo e com mais fácil acesso ao público. Onde a capela hoje está instalada, em frente ao anfiteatro e junto ao setor administrativo, futuramente deverá funcionar um centro de estudos.


Além de oferecer a capela, o complexo promove a celebração de missas no anfiteatro, numa ação da Pastoral da Saúde da Igreja Católica, mas também conta com grupos de apoio de outras religiões. A Capelania Evangélica visita pacientes nos leitos, oferecendo literatura bíblica e orações aos que desejarem. Já o grupo Nova Era utiliza a linguagem musical para levar uma mensagem de esperança, cantando composições espiritualistas nas alas, ao som de teclado, com apresentações quinzenais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário