quinta-feira, 23 de junho de 2011

Faixas informativas orientam ciclistas na orla

Equipamentos visam dar mais segurança para pedestres do calçadão da praia


Com o objetivo de priorizar a segurança do pedestre na faixa de areia da praia, a Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) está instalando ao longo da orla, faixas informativas para ciclistas. Os equipamentos, que serão instalados entre os Bairros Canto do Forte e Solemar, têm a seguinte mensagem: “Ciclista: praia também é via pública. Circule empurrando sua bicicleta”.


A chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito da Setransp, Elaine Fornazieri, explicou a importância da ação. “Na faixa de areia da praia, o ciclista deve descer da bicicleta e empurrá-la, tal como nas calçadas. Nessas condições, torna-se um pedestre. Montado na bicicleta, o ciclista torna-se um condutor de veículo, e como tal, se sujeita às regras estabelecidas no CTB”.


Ciclistas – Com 72,6 quilômetros construídos e 29,8 quilômetros projetados, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.


Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes, envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.


Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba no mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário