segunda-feira, 20 de junho de 2011

Regulação de vagas vai voltar para a região

Na reunião da Agência de Saúde da Baixada Santista, ocorrida segunda-feira (20), o diretor técnico do Departamento de Saúde da Baixada (DRS IV), Marco Botteon Neto, anunciou o retorno da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para a região. A decisão atende uma reivindicação do secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Adriano Springmann Bechara, e que contou com a adesão dos demais municípios da região.


Além deste assunto, outros pedidos foram apresentados ao representante do governo estadual na Agência de Saúde, David Uip. Repasses de verbas já garantidos pelo Governo do Estado para o cumprimento de compromissos definidos nos nove municípios foram outros pedidos feitos por prefeitos e secretários municipais. Problemas burocráticos foram as justificativas para atrasos no encaminhamento de verbas para as prefeituras.


Com a volta da central de regulação de vagas para a DRS IV, em Santos, o secretário de saúde de Praia Grande, Adriano Bechara, espera que problemas como falta de leitos possam ser mais bem administrados pelos secretários municipais. “Temos questões que podem ser sanadas de forma regional, sem que precisemos esperar pela Secretaria de Estado da Saúde. A volta da central de regulação de vagas vai ser benéfica para todos”, disse.


Segundo o diretor técnico da DRS IV, Marco Botteon Neto, a Cross vai funcionar em Santos, onde anteriormente já esteve instalada. “O espaço será o mesmo de antes, na DRS, porque já contamos com toda a estrutura para a implantação do serviço. Temos todas as condições para este atendimento”, afirmou. Para que passe a funcionar efetivamente, o Estado vai precisar destinar uma nova equipe para o setor. O diretor técnico da DRS acredita que isso deve ocorrer o mais breve possível, porém preferiu não estimar o tempo para que o serviço comece a funcionar plenamente.


Participaram da reunião os prefeitos de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos; de São Vicente, Tercio Garcia; de Santos, João Paulo Tavares Papa; de Guarujá, Maria Antonietta; de Peruíbe, Milena Bargieri; de Itanhaém, João Carlos Forssell.


As demais cidades foram representadas por seus secretários de saúde e vereadores. Representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Paulista de Medicina e do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, bem como a União dos Vereadores da Baixada Santista também estiveram presentes ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário