quarta-feira, 27 de julho de 2011

Alunos viram artistas de circo em PG

Evento é realizado em escola municipal até esta quinta-feira

Alunos da escola municipal Dorivaldo Francisco Loria (Sítio do Campo) participam até esta quinta-feira (28) do projeto sociocultural “É Hora de Arte”, realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Cia Tribus, que atua na área de dança, teatro e outras manifestações artísticas. Com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), o projeto oferece aos alunos várias atividades artísticas, como aulas de teatro, balé, hip-hop, grafite, break e artes circenses.

As apresentações desta quinta-feira marcam o encerramento das atividades do grupo na escola praiagrandense, que começaram na segunda-feira (25). Os estudantes farão performances daquilo que aprendem nesses quatro dias. Haverá inclusive pirofagia (malabares com fogo).

As oficinas são realizadas em sistema de rodízio, permitindo que os estudantes participem de todas elas. Os espaços são ambientados e as crianças recebem figurino especial, sendo caracterizadas de acordo com a modalidade. “O objetivo é ampliar o repertório cultural dos alunos, despertando neles o gosto pela arte e o acesso a esse universo”, afirma o coordenador da Cia. Tribus, Gustavo Rolim.

Após se apresentar em Praia Grande, o projeto “É Hora de Arte” será levado até a cidade de Cabo Frio, em agosto. O grupo ganhou a comenda “Struwwelpeter”, em Frankfurt, na Alemanha, em 2010. E foi indicado ao prêmio WPC (World Petrolium Companies) em Doha, no Qatar, que ocorrerá em dezembro de 2011.

As escolas selecionadas são de bairros da periferia, onde se concentram pessoas com menor acesso à cultura. “A maior parte da população não tem o hábito de apreciar a arte, não visita museus, nem vai a festivais, pois não foi incentivada desde pequena. A ideia é mudar esse quadro, incentivando a criança para que possa crescer familiarizada com a cultura e seus ambientes, transformando-se, a longo prazo, em multiplicadora e incentivadora da cultura”, disse Rolim.

Em 2010, o “É Hora de Arte” foi realizado em cidades da Alemanha e Peru, além de outras cidades brasileiras como Brasília, Palmas, Anápolis, Rio de Janeiro, Manaus e Vitória.

Histórico - Declarada entidade de utilidade pública, a ONG Cia Tribus iniciou seu trabalho há seis anos com apresentações em praças públicas, escolas, instituições de promoção social e até presídios. A realização de oficinas gratuitas de arte e a participação em grandes festivais culturais também fazem parte do cotidiano dos integrantes.

Com sede em Praia Grande, a Cia Tribus já se apresentou em eventos de grande porte em mais de 10 estados e 50 municípios brasileiros, além de outros países como Alemanha, China, Espanha e Argentina.

A participação nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, foi um dos fatos de maior repercussão. Em 2007, o grupo já havia se apresentado nos Jogos Pan-Americanos e no Para-Pan, ambos no Rio de Janeiro.

Em 2009, a entidade aceitou convite da Coalizão Internacional de Ministérios Esportivos (ISC) para participar dos grandes eventos do esporte, com agenda prévia até o ano de 2014, incluindo Copas do Mundo, Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas.

Para manter o trabalho, a entidade capta recursos com empresas privadas. Outras informações podem ser obtidas no telefone: 3473-4736 ou no site: www.ciatribus.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário