quinta-feira, 28 de julho de 2011

Festa da Tainha: evento se encerra no domingo (31)

Expectativa é que dez mil pessoas visitem o evento até o último dia de festa

A Festa da Tainha de Praia Grande está prestes a encerrar sua 14ª edição comemorando mais um ano de sucesso: até o momento, mais de 30 mil pessoas passaram pelo evento, que em 2011 ocupa os 3 mil metros quadrados do AutoShopping Praia Grande (Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 611). A expectativa é de que de sexta-feira (29) a domingo (31), outras dez mil pessoas prestigiem o evento gastronômico mais tradicional de Praia Grande, totalizando a marca de 14 toneladas de pescado consumidas.


Com entrada gratuita, o evento acontece nesta sexta-feira, das 19 às 23 horas, sábado, do meio-dia às 23 horas e domingo, do meio-dia às 18 horas. A tainha, servida na telha e acompanhada de arroz, farofa com camarão e vinagrete serve duas pessoas e é vendida a R$50,00, com renda revertida a instituições assistenciais do Município.


“A Festa da Tainha encerra mais um ano merecendo os cumprimentos de toda a Administração Municipal”, comenta o secretário de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “O evento já entrou para o calendário turístico do Município, graças à seriedade com que o Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso o realiza todos os anos. Além da grande contribuição para o cenário turístico da Cidade, a Festa da Tainha ainda ajuda as diversas instituições sociais que participam todos os anos”, completa.


Realizada com apoio da Prefeitura de Praia Grande, a Festa da Tainha tem caráter filantrópico e a renda é revertida a instituições beneficentes do Município, bem como o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. A atração principal da festa, a tainha assada na churrasqueira, é preparada, da limpeza do peixe ao tempero e armazenamento, pelos membros do Centro de Cultura, que hoje tem 150 colaboradores diretos, além de voluntários.


Atualmente, a Festa da Tainha gera 100 vagas de trabalho diretas e outras cem indiretas, ajudando a movimentar a economia do Município na chamada baixa temporada. Parte da verba arrecadada com o evento, e revertida para o Fundo Social de Solidariedade do Município já contribuiu para projetos sociais como a Casa da Criança e do Adolescente, Núcleo Henry e outros.


Para o presidente da comissão organizadora do evento, Antonio Carlos Alves de Oliveira, o evento já atingiu as expectativas dos organizadores. “Já contabilizamos 30 mil visitantes até o momento, e esperamos uma procura maior neste fim-de-semana, de 10 a 15 mil pessoas, justamente por ser o último. Chegamos à reta final comemorando a boa aceitação do público, que nos dá a certeza de que o evento pode crescer ainda mais. Quero agradecer a todos os envolvidos na realização da Festa da Tainha, voluntários ou não, e, claro, ao à parceria da Prefeitura de Praia Grande, que é essencial”, completa.


Receita & Tradições – Quem passar pela Festa da Tainha em seus últimos dias, além de saborear o prato tradicional do evento, terá a oportunidade de conhecer outras delícias com receitas vindas diretamente das famílias mais tradicionais e antigas de Praia Grande. Os quitutes são parte do livro Receitas & Tradições, de autoria de Luciane Keskissian, que realizará uma noite de autógrafos no próximo sábado (30), a partir das 20 horas, no local do evento. Idealizado a princípio ao que seria um guia gastronômico, a publicação surge como uma representação despretensiosa do perfil cultural da Cidade através de um passeio pelas tradições gastronômicas de pessoas que ajudaram a formar a história de Praia Grande, e que se fundem com os costumes do próprio Município, e estará a venda nos três dias de evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário