quinta-feira, 28 de julho de 2011

Jovens são dispensados do serviço militar

Cerca de 800 pessoas fizeram juramento à Bandeira Nacional em cerimônia realizada no Ginásio Rodrigão

Cerca de 800 jovens, perfilados em colunas e na sua maioria vestindo calça jeans e camiseta branca, prestaram juramento à Bandeira Nacional e receberam dispensa do serviço militar obrigatório em cerimônia realizada na quinta-feira (28) no Ginásio Rodrigão, no Bairro Mirim onde foram entregues os certificados de reservista.


Subsecretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, destacou que apesar de serem dispensados do serviço militar os jovens têm um compromisso com a sociedade. “O serviço militar é um dever com a Nação. A dispensa de corporação está diretamente ligada ao fato de que no Brasil, todos os anos, mais de 10 milhões de jovens completam 18 anos, e não se dispõe de todas essas vagas. O trabalho da Junta Militar aqui hoje não é apenas de entregar um pedaço de papel, mas de entregar o dever de cidadão e a responsabilidade à Pátria. Este é um ato representativo de civismo de respeito à Pátria. Esse juramento que acabaram de fazer indica que apesar de não estar no Exército ou Forças Armadas, o jovem tem a função de cumprir perante a sociedade o compromisso assumido sendo bom filho, bom pai e marido. Um exemplo para sociedade”.


O chefe da 4ª Circunscrição de Serviço Militar de São Paulo, coronel Wagner Mangueira Figueiredo parabenizou os jovens desejando que exerçam o compromisso de cidadãos. “Esse compromisso não é válido apenas para este evento simbólico, ele é válido para toda a vida. É preciso que cada um se esforce para o crescimento da sociedade valorizando a família através de suas ações. O individuo constrói seu próprio futuro e ele precisa agir de forma correta, assim ele também estará servindo a Pátria como um cidadão”.


Neste ano, a junta praiagrandense alistou 2.100 jovens, do total, 1.360 foram dispensados. O restante foi para comissão de seleção que ocorre de 15 a 31 de agosto. Segundo o secretário da Junta de Serviços Militar de Praia Grande, André Luiz Ferreira da Silva, esses jovens fizeram alistamento militar no período de janeiro a abril. “Após isso, retornaram em junho para saber se foram dispensados no grande excesso ou se estavam aptos para comissão de seleção na segunda quinzena de agosto”.


Disio Pereira Mendes foi um dos jovens dispensados do serviço militar. “Como tenho emprego, não gostaria de servir o Exército, mas sei de meus deveres como cidadão e manterei o juramento que fiz aqui hoje”.



Fortaleza de Itaipu – Comandante do 2º Grupamento de Artilharia Antiaérea – Fortaleza de Itaipu, tenente coronel Gilson Passos de Oliveira destacou que anualmente a fortaleza de Itaipu recebe em média 200 jovens de toda a Baixada Santista. “Por lei eles prestam serviço militar de 12 meses. Depois deste tempo maioria é dispensada e há uma porcentagem que fica e ingressa no efetivo profissional que pode ascender até a graduação de terceiro sargento permanecendo no Exercito no máximo até sete anos. Eles querendo ficar mais tempo é preciso fazer concurso público para ingresso a esses segmentos”.


O filho do comandante era um dos jovens que recebeu o certificado de dispensa do serviço militar durante solenidade, mas o tenente coronel explica que o jovem servirá a Nação de outra maneira. “Ele foi dispensado temporariamente do serviço militar. Existem varias formas de se prestar o serviço militar ou como soldado, ou nos centros de preparação de oficiais da reserva, ou como oficiais do corpo de saúde e esta última é uma aspiração dele. Ele pretende entrar na área médica e após terminar a faculdade de medicina ele servirá o exercito como médico”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário