quarta-feira, 20 de julho de 2011

PG fatura 9 medalhas na 38ª Semana de Vela de Ilhabela

Atletas da Cidade faturam dois ouros, três pratas e quatro bronzes

A equipe de vela do núcleo do Programa Navega São Paulo de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) conquistou nove medalhas (dois ouros, três pratas e quatro bronzes) na 38ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex, classe barcos monotipos. O evento, finalizado no último domingo (17), ocorreu no município de Ilhabela, cidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo.


Essa categoria envolve embarcações construídas conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos (casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro e velame) são rigorosamente iguais. Estas embarcações dividem-se nas classes Laser, Finn, HC16, HC14, 420, 470, Kitesurf, Windsurf, Day Sailer, Dingue, Snipe, Holder, Optmist, Lightning, Nacra 20, Star e Scarler. O grupo local recebe comando técnico do professor Silvio Bello.


Medalhas – Na classe holder, master (mais de 35 anos), título para Eugênio Santana. Na Open Bic (mais de 25 anos), geral, medalha de ouro para Rafael Soares. Na dingue, geral, prata para Igor Carvalho e Laís Corbal. Na holder, geral, segundo lugar para Thiago Borges. Na holder, master, vice-campeonato para José Carlos de Souza.


Terceiras colocações para André Matias e Luciano Vieira (dingue 1.5 – o pesos combinado dos atletas não pode ultrapassar 150 quilos); Thaís Soares e Nathália Barbosa (dingue, estreante – até um ano velejando nesta classe); Bruno Félix (holder, iniciante – primeiro ano na classe) e Vitor Sudbrack (open bic, geral).


Oceânica – Após 10 dias de competições e sete regatas, encerrou-se a disputa da classe oceânica (a que reúne as grandes embarcações), categoria RGS C. O veleiro do time do Litoral (batizado de Cooperação), e conduzido pelo comandante Thiago Santana, terminou na 15ª colocação. O título ficou com a tripulação paulistana do Xiliki, do comandante Renato Bosso.


Retrospecto – Em 2009, a turma da Cidade conquistou 11 medalhas (três ouros, quatro pratas e quatro bronzes) na 36ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex. Na categoria scarler (tripulação a remo), Praia Grande faturou as três primeiras colocações. Ouro para o barco Bandeirante, composto pelo comandante Marcelo Ruas (Capitão de Fragata da Marinha), o tático Silvio Bello, e os tripulantes Joe, Vasconcelos, Carlos, Jocelei e Miranda.


A prata foi para o barco Solidário, que contou com o comandante Ricardo Ribeiro, o tático José Carlos Rasteiro, e os tripulantes Diego Faggiani, Laís Figueiredo, Adriano Silva e Diego Santos. A medalha de bronze terminou com o barco Tijupá, comandado por Carina Faggiani, com a tática Daniele Ramaciotti e os remadores Luiz Lorejan, Edna Estopa, Danilo Bispo e Oat Silva.


Na dingue, estreante, ouro para Juan Carlos Silva e Mariana Lima da Silva. Na geral, prata e bronze para Rafael Soares e Taís Soares; e Thiago Santana e Keila Santos. Na holder, feminino, ouro para Daniela Faggiani. Na elite A, prata e bronze para Max Gondo e João Borges. Na estreante, segunda e terceira colocações para 2º Erick Vinícius e 3º Cristiano Guimarães.


Em 2008, o time praiagrandense conquistou 19 medalhas (seis ouros, sete pratas e seis bronzes). Na classe dingue, Willian Cícero e Jéssica Matos venceram a categoria iniciante. Rafael Soares e Leandro Moreira ganharam a geral. Com Tiago Santana e Gabriela Santos, e, Igor Carvalho e Rafael Almeida terminando nas segunda e terceira posições, respectivamente.


Soares e Moreira faturaram também a veterano (quem já disputou campeonato brasileiro). Vicente Fortunato e Róbson Mendes ficaram com a medalha de ouro na 1.5 (peso somado dos atletas tem que chegar a 150 quilos). No mesmo modelo de barco, Sidnei Campos, de apenas 13 anos, conquistou a segunda posição na divisão sub-18.


Na classe holder, categoria veterano (mais de 35 anos), Ricardo Ribeiro e José Carlos de Souza garantiram as duas primeiras colocações. Na A (elite), João Borges assegurou a medalha de prata e Max Gondo a de bronze. Na B, Luís Caio França acabou em terceiro lugar. No feminino, vice-campeonato para Valéria Santos. Na seqüência, acabou Daniela Faggiani.


Aulas – As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário:

Postar um comentário