quarta-feira, 6 de julho de 2011

Porto do Saber terá Contador de Histórias na sexta-feira (8)

Ação visa incentivar a leitura. Entrada é gratuita


As emoções e aventuras da história “Os Três Porquinhos” serão revividas na sexta-feira (8), no Porto do Saber, através do projeto Contador de Histórias. O clássico será narrado pela pedagoga e contadora de história Tatiana Felix em duas sessões: às 9h30 da manhã e às 14h30. A entrada é gratuita. “É uma ótima oportunidade para os pais trazerem seus filhos para conhecerem o Porto do Saber”, disse o chefe da Divisão de Cultura da Secretaria de Educação (Seduc), Renato Paes.


O projeto, nascido na Biblioteca Municipal em 2001, é realizado nas escolas ao longo do ano, com a finalidade de incentivar à leitura as crianças, através das histórias que são contadas com o auxílio de recursos diversos como música, brinquedos, painéis e ilustrações. A iniciativa já recebeu duas vezes o prêmio Proler Baixada Santista/Unisanta, na categoria Educação, em 2002 e em 2006. “Queremos formar leitores e a melhor forma de atingir esse objetivo é estimular o gosto e a curiosidade pelas histórias”, explica Paes. “Levamos as crianças a concluírem que o mesmo prazer encontrado nas histórias ouvidas também pode ser encontrado nos livros”, explica Tatiana, que participa do projeto desde 2008.


Esse ano, o projeto Contador de Histórias já atingiu 8.762 crianças da Educação Infantil com o conto “Os Três Porquinhos” e outras 6.573 do Ensino Fundamental com a história “O Pote Vazio”. Depois do término, a contadora conversa com os estudantes sobre suas lições morais. “Utilizo o conto chinês O Pote Vazio para abordar questões como honestidade, bullying e respeito aos mais velhos. Já na história Os Três Porquinhos, abordamos organização, relação das crianças com pessoas desconhecidas, laços familiares e o resgate aos contos de fadas. Por todas as escolas por onde passei, as crianças amaram esta história, se assustaram e se divertiram muito com o Lobo Mau, com as músicas e brincadeiras”, comenta Tatiana.


O Porto do Saber, complexo cultural que inclui biblioteca, espaço net e área para eventos culturais, fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).

Nenhum comentário:

Postar um comentário