segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vagas abertas para Grupo de Apoio aos familiares de pacientes com alzheimer

Encontros são coordenados pelo Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais


A sexta turma do Grupo de Apoio aos familiares de pacientes com alzheimer de Praia Grande está com vagas abertas. Os trabalhos do novo grupo terão início em agosto. A ação será coordenada pelos profissionais do Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais (Cemas), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praiagrandense.


Através de iniciativa inédita em Praia Grande, o Cemas criou, em 2010, o Grupo de Apoio. A primeira reunião ocorreu no mês de março do ano passado. O projeto tem como meta orientar familiares que cuidam dos pacientes sobre o papel da família em relação à doença.


Durante as reuniões são debatidos assuntos relacionados ao tema central, como o estresse gerado pela sobrecarga do ato de cuidar, os principais procedimentos que devem ser adotados com os pacientes além da troca de experiências entre todos os participantes.


Contatos – Os interessados em participar deverão entrar em contato pelos telefones: 3496-52451 ou 3496-5244. O horário, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 16 horas. Inicialmente o grupo conta com 15 vagas.


Alzheimer - O mal de Alzheimer, ou doença de Alzheimer, é apontado por especialistas como a forma mais comum de demência. Esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal, teve sua primeira descrição, em 1906, pelo psiquiatra alemão, Alois Alzheimer, de quem herdou o nome.


Afeta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora seu haja casos com pessoas mais novas. Antes de se tornar totalmente aparente, o Mal de Alzheimer vai se desenvolvendo por um período indeterminado de tempo e pode manter-se não diagnosticado durante anos.


A doença se manifesta de maneiras diferentes. Apesar disso, existem pontos em comum. Entre eles, o sintoma primário é a perda de memória. Muitas vezes os sintomas iniciais são confundidos com problemas de idade ou estresse. Quando a suspeita recai sobre o Mal de Alzheimer, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos.


Com o avanço da doença vão aparecendo novos sintomas como confusão, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória e o paciente começa a desligar-se da realidade. As suas funções motoras começam a se perder e o paciente acaba por morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário