terça-feira, 16 de agosto de 2011

Estratégia de aleitamento de Peruíbe pode ser usada em PG

Hospital Irmã Dulce pretende aplicar experiências bem-sucedidas do município


Durante o II Simpósio em Saúde Pública HMID-FUABC, que marcou as comemorações dos três anos de gestão do Hospital Irmã Dulce, surgiu uma possibilidade de parceria com a prefeitura de Peruíbe. Na busca da certificação Hospital Amigo da Criança, com aprimoramento de ações em prol do aleitamento materno, experiências bem-sucedidas do banco de leite do município vizinho poderão ser aplicadas em Praia Grande.


Em meio às comemorações regionais da Semana Mundial de Aleitamento Materno, foram abordadas as práticas consideradas importantes dos Bancos de Leite Humano do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, e do Hospital de Peruíbe. Os chefes dos serviços de Pediatria-Neonatologia do HMID, Antonio Rua, e Obstetrícia, Hadi Ahmed El Malat, apresentaram ideias para aprimorar o estímulo ao aleitamento materno praticado pelos dois municípios.


A médica pediatra Tereza Maria Isaac Nishimoto, do Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro de Santos, destacou a Iniciativa Hospital Amigo da Criança - estratégia criada pela Organização Mundial de Saúde e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, que traz benefícios para as mães e os bebês. Também detalhou os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação e as etapas para ser Hospital Amigo da Criança.


Também pediatra, a médica Ana Maria Calaça Prigenzi, do Banco de Leite do Hospital de Peruíbe, relatou a estrutura e evolução do serviço, com seus desafios e conquistas. “O Banco de Leite não é só onde se doa, processa e disponibiliza leite humano, mas um centro especial de apoio às mães que amamentam, um lugar para ajudá-las”, salientou, citando que 70% das atividades do banco de Peruíbe são voltadas a orientações.


As duas palestrantes reforçaram os benefícios do leite como melhor alimento para o bebê, citando o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização – NBCAL – para evitar o uso e qualquer tipo de propaganda de fórmulas infantis (leite industrializado). “No leite humano há 250 fatores de proteção e também outras coisas que não vão em rótulo nenhum. E nós, profissionais de saúde, somos os responsáveis por fazer esse marketing”, ressaltou Ana Maria.


Aniversário – O simpósio de aniversário de gestão no Irmã Dulce teve duração de quatro dias, com a presença de especialistas e convidados para discorrer sobre ações que o hospital quer aprimorar. Também entregou à população a nova recepção do Pronto-socorro Central como a primeira etapa de obras de remodelação da unidade, que junto com o hospital forma o Complexo de Saúde Irmã Dulce.

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