terça-feira, 9 de agosto de 2011

PG apresenta propostas para Agenda Metropolitana

Projetos serão discutidos em encontro na quinta-feira (11), em Santos


Saúde, segurança e obras são algumas das áreas em que Praia Grande apresenta propostas para a formação da Agenda Metropolitana do Governo Estadual e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). Na segunda-feira (8), o vice-prefeito e secretário de Assuntos Metropolitanos da Cidade, Arnaldo Amaral, participou com representantes dos municípios da região, de reunião com os secretários de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Alexandre Barbosa, na sede da Agem, em Santos, para definir detalhes do evento que ocorre na quinta-feira (11) e terá a presença do governado Geraldo Alckmin.


Na ocasião serão debatidas as propostas entre os secretários municipais e estaduais e logo após o governador se reunirá com os prefeitos. Em documento enviado pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos (Same) de Praia Grande para a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, foram relacionadas as principais demandas do Município que encontram-se pendentes junto ao Governo do Estado


“Praia Grande entregou documento com propostas específicas do Município, que já estão sendo tratadas há algum tempo. Existe a possibilidade de incluirmos novas propostas ou de se criar uma nova agenda, mas seguiremos com essas questões que estão pendentes há mais tempo e também são muito importantes. Mas o fato de apresentarmos propostas não significa que não existam projetos metropolitanos. As câmaras temáticas estão apresentando estes projetos metropolitanos, que incluem Praia Grande”, explicou Arnaldo Amaral.


Na área de saúde, o Hospital Municipal Irmã Dulce é o foco das reivindicações. Cópias de ofícios apontam a preocupação da Administração em relação aos repasses de recursos pactuados pelo Governo do Estado para atender a demanda municipal e das demais cidades da região;


A formalização de convênio junto ao Estado de São Paulo para viabilizar as obras de construção de Viaduto no Trevo do “Y”, no limite da Avenida Ayrton Senna da Silva com a Rodovia dos Imigrantes (divisa Praia Grande/São Vicente), que deverá melhorar o fluxo de veículos no local, também é um dos pedidos feitos pela Administração Municipal.


Ainda na questão de obras, o viaduto do Bairro Samambaia é uma solicitação que exige atenção, por beneficiar cerca de 80 mil pessoas da região e que auxiliará, inclusive, no fluxo de veículos como ambulâncias, já que em breve o bairro terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em oficio, o prefeito Roberto Francisco dos Santos argumenta a necessidade da construção do equipamento, visto que “a municipalidade está preocupada com o bem estar e prezando pelas boas condições de mobilidade urbana dos moradores de Praia Grande”, disse o prefeito.


Já na questão de segurança, o pedido é repetição de solicitações já feitas anteriormente: reforço no efetivo policial. O chefe do Executivo Municipal destacou a necessidade da implantação de mais uma Companhia de Policia Militar Territorial na Cidade.



Agenda - A Agenda Metropolitana é uma forma de firmar compromissos com os municípios de forma organizada, com a inclusão de alguns projetos no orçamento do Estado.


Na quinta-feira (11), a partir das 9h30, no Mendes Convention Center, Avenida Francisco Glicério, 206, Santos, terá início os trabalhos para a formatação da Agenda Metropolitana da Baixada Santista. Onze grupos divididos por segmentos serão formados, com a participação das Câmaras Temáticas do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), dos secretários municipais, prefeitos e secretários estaduais das pastas relacionadas com os temas. Os grupos de trabalho serão os seguintes:


GT1– Agropecuário, Pesca e Aquicultura


GT2 - Justiça e Assistência e Desenvolvimento Social


GT3 - Saúde


GT4 - Direitos da Pessoa com Deficiência


GT5– Educação


GT6 - Esporte e Políticas Públicas para a Juventude


GT7– Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental: Meio Ambiente, Habitação e Saneamento


GT8 – Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Assuntos Tributários, Petróleo e Gás, Emprego e Relações do Trabalho


GT9– Segurança


GT10– Transporte Público de passageiros, Sistema Viário e Deslocamento e Sistema Hidroviário Regional.


GT11– Cultura, Turismo e Copa 2014


Programação - 09h30 credenciamento; das 10h00 às 12h00 reunião das câmaras temáticas com os secretários estaduais; das 12h30 às 13h30 almoço; das 14h00 às 15h30 encerramento dos trabalhos com a presença do governador Geraldo Alckmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário