sábado, 13 de agosto de 2011

PM de Praia Grande terá novos Equipamentos e reposição do efetivo

Governador prometeu benefícios para Município até o final do ano


Após diversas reivindicações da Administração Municipal, por meio do prefeito Roberto Francisco dos Santos, Praia Grande receberá, até o fim do ano, uma base móvel, dez novas motos para auxiliar no policiamento das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e reposição das vagas existentes no efetivo da PM. O anúncio foi feito pelo Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin que enviará 300 homens para a Baixada Santista, em especial para Praia Grande e Guarujá, mas não disse quantos serão destinados para cada Município.

A informação foi divulgada na quinta-feira (11), durante apresentação da Agenda Metropolitana do Governo Estadual e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), em Santos.

“Aumentar o número de policiais, não só militares, como também de civis, é fundamental. Praia Grande cresce muito e tem também uma população flutuante grande, que não se restringe apenas á alta temporada. Em qualquer final de semana chegamos a ter 500 mil pessoas. O aumento do efetivo da PM é preciso, e esse número deve ser condizente com a nossa realidade, atendendo nossa necessidade. Fizemos diversos pedidos nesse sentido. Sei que há um estudo dos locais que mais precisam deste reforço, daí se chegou á conclusão de Praia Grande”, disse o prefeito, feliz com a notícia, mas na expectativa sobre o número efetivo de policiais que virão para a Cidade.

Subsecretário de secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, que participou do grupo de trabalho sobre segurança com o secretário Estadual Antonio Ferreira Pinto, explicou que o número anunciado pelo governador completa o déficit de policiais na Baixada Santista. “Não se trata de um aumento no efetivo, mas sim de uma reposição dos policiais, que por algum motivo saíram da corporação ao longo dos anos. Para se ter um real aumento do efetivo na região seria preciso um número bem maior de policiais”.

Viaturas - Segundo o governador, até o final do ano todas as 628 viaturas da Polícia Militar na região estarão equipadas com rádios digitais e tablets, - computadores com telas sensíveis ao toque – que permitem a consulta mais rápida aos bancos de dados criminais.

Os tablets da PM paulista, fabricados em Minas Gerais e no Ceará, incorporam, além do GPS, o LAV (Localizador Automático de Viatura). Essas ferramentas ajudam o comando da PM a acionar os policiais que estão mais próximos dos locais em que ocorrem emergências.

Os rádios digitais dão maior segurança e versatilidade ao trabalho dos policiais. Ao contrário dos analógicos, os rádios digitais não podem ser interceptados por terceiros. Além disso permitem o fluxo, não só de voz, mas de imagens e dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário